Ruas centrais da cidade terão sistema binário em Mafra
O trânsito em Mafra vem sentindo as dificuldades da grande maioria das cidades, verificado com o grande aumento do número de veículos, em contraste com a estagnação das vias públicas. Para tentar minimizar essas dificuldades que afetam todos os riomafrenses – pois o trafego local conta ainda com a participação da população de Rio Negro e vice e versa – e ainda aumentar a segurança tanto de pedestres como de motoristas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano vem dando os retoques finais em alguns projetos a serem implantados nas ruas centrais. Essas mudanças prevêem alterações nos sentidos das vias, eliminação de alguns estacionamento e implantação de rotatórias em avenidas.
Tais propostas já foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Trânsito e estão em vias de serem implantadas. Dentre elas destaca-se a implantação de um tipo de sistema binário nas ruas, Pereira Oliveira, Governador Jorge Lacerda, São João Maria e Jorge Sabatke – transversais às avenidas – à exemplo da Rua Marechal Deodoro. Nas Pereira Oliveira e Jorge Sabatke serão implantadas único sentido, subindo da rua Quintino Bocaiúva sentido rua Felipe Schmidt. Já nas ruas Marechal Deodoro, Governador Jorge Lacerda e São João Maria o sentido será somente descendo da Felipe Schmidt à Quintino Bocaiúva.
Além dessas, o trânsito nas proximidades do Fórum, Mig Supermercados e Hospital São Vicente de Paulo, também será alterado, visando maior segurança e fluência ao tráfego.
Orientação e adequação
O Secretário de Desenvolvimento Urbano de Mafra, Carlos Augusto de Oliveira explicou que essas alterações estão prevista para serem implantadas, aguardando somente a vinda das placas indicativas de trânsito. Ele tranquilizou os motoristas explicando que haverá um período de orientação para adequação às mudanças. Salientou ainda que as propostas de alterações são fruto de estudos realizados pela equipe de engenharia e de trânsito da Prefeitura, nos pontos considerados mais críticos.
Dentre as medidas em estudo para implementação, além do sistema binário no centro da cidade, destacam-se ainda: instalação de três rotatórias na Avenida Nereu Ramos; adequação do trevo da rua José Frosh, na Restinga, em frente à Acorema; obra no entorno da prefeitura, subindo pela Vitorino Bacelar, com implantação de faixas elevadas para pedestres e ajustes na pista, além da mudança para sentido único centro-bairro da rua Getúlio Vargas. Retirada do estacionamento na rua Marechal Floriano Peixoto, no trecho da antiga Telesc/Oi até os Correios, transformando a via em duas pista para quem desce, agilizando o trânsito para quem não deseja seguir sentido Jardim América.