Pequenos em ação para um ambiente mais saudável

• Alunos do CEIM Restinga realizam exposição sobre preservação do meio ambiente

No Centro de Educação Infantil Restinga, 135 alunos na faixa etária de 2 a 6 anos  prepararam uma exposição sobre o meio ambiente, demonstrando toda criatividade na confecção de objetos, brinquedos e animais, a partir de materiais descartáveis. Nessa elaboração os pais ajudaram, fazendo surgir os mais variados tipos de obras, com caixas de ovos se transformando em jacarés, garrafas pet em porcos cor de rosa e pedaços de madeira em galinhas. O resultado de todos os trabalhos foi exposto no dia 1º de julho, na entrada da escola, para a apreciação dos pais.

A exposição foi resultado do projeto “Pequenos em ação – preservando o meio ambiente”, desenvolvido entre todos os alunos da unidade. Teve por objetivo sensibilizá-los sobre a importância da preservação ambiental, identificando as situações que causam danos à ecologia como poluição, desmatamento, queimadas, extinção dos animais, gastos  indevidos da água, má distribuição e desperdício de energia elétrica, problemática do lixo e a solução oferecida – reciclagem.

A professora Rogéria Pilz, mãe de Pedro Anttônio Pilz Cavinatto, de 4 anos, que frequenta o maternal II ajudou a criar uma “vaquinha”, utilizando caixa de leite e rolos de papel higiênico.  Ela gostou muito do trabalho. “Ele (Pedro) se divertiu bastante como acontece em todos os  trabalhos que fazemos  juntos. É muito animado e participante”, declarou.

Ambiente limpo

A idéia do projeto, segundo a diretora da unidade escolar, Andréia Arbigaus Pscheidt foi resgatar junto aos alunos a importância de viver e conviver em um ambiente limpo. Nesse sentido outras ações foram desenvolvidas durante o mês de junho, mês do meio ambiente, todas incentivando nos alunos a reflexão sobre as atitudes do dia a dia, aproveitando para incluir hábitos sobre reciclagem.

Em paralelo ao projeto, outras atividades foram desenvolvidas, como a utilização do tema para enfeitar todas as portas das salas de aula da escola, confecção de painel com lãs, tampinhas, botões, pedras, etc, realização de passeio na Escola Agrícola Prefeito José Schultz Filho, além da manutenção da horta.