Defesa Civil de Mafra aciona Plano de Contingência
• Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, 5º RCC, representantes de entidades locais voluntárias, Amplanorte e Executivo mafrense se mobilizam para enfrentar possível enchente
Com o objetivo de mitigar as consequências de uma possível enchente e adiantar-se nas questões que antecedem a ocorrência, na última na quarta-feira, 15, reuniram-se, em caráter extraordinário, com o Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil, Edson Antochescki, o diretor da Defesa Civil de Mafra, Raul Ivan Ferrari, representantes dos órgãos municipais como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, 5º RCC, Conselho Comunitário do Jardim América, Amplanorte, Jeep Clube, além do Executivo mafrense – Prefeito Wellington Bielecki, Vice-Prefeito Vicente Saliba – e demais Secretarias.
Estado de atenção
O Coordenador Regional da Defesa Civil abriu a reunião expondo a situação em que se encontra o município de Mafra, já acionando o Plano de Contingência. Ele falou sobre a previsão de 80mm de chuva até esta sexta-feira, 17, chegando a no máximo 120mm. Edson falou sobre as áreas de risco de enchente – Vilas Argentina, Ferroviária e Grossl, margem/terrenos/vias próximos às rodovias BR 116 e 280. Também alertou para deslizamentos em áreas íngremes no centro da cidade. “Quando o nível do rio Negro chegar a 6 metros (leitura da água – monitoramento hidrológico consultado no site da Copel) entramos em estado de alerta. No momento estamos em estado de atenção. Nas próximas 72 horas pode haver precipitação. Aos 7 metros começa a atingir casas. Aos 7,10m começam as primeiras remoções”, explicou.
Os participantes lembraram das últimas enchentes nas quais o nível do rio Negro ultrapassou 13 metros, desalojando e desabrigando famílias. Também relataram ao coordenador as ações de cada órgão e o que podem fazer neste momento se ocorrer enchente, bem como equipamentos e recursos humanos disponíveis para atendimento. “O plano de contingência está valendo e precisamos reunir informações e traçar as metas do plano para cada órgão”, reforçou Edson.
Na ocasião, ficou definida uma base de operações para Mafra, denominada sala de risco, caso o município entre em estado de alerta, na qual serão concentradas as informações e demandas. No local também serão realizadas reuniões a cada 12 horas, com revezamento de equipe.
Para concluir, o Prefeito destacou que a Defesa Civil local é ligada ao seu gabinete. “Todas as colocações da Defesa Civil local passam por mim e tem o meu aval. As diretrizes serão dadas por ela e confio no trabalho conjunto e colaboração entre todos os órgãos envolvidos”.
Plano de Contingência
É um plano previamente elaborado para orientar as ações de preparação e resposta a um determinado cenário de risco, caso o evento adverso venha a se concretizar. Deve ser elaborado com antecedência para facilitar as atividades de preparação e otimizar as atividades de resposta. Saiba mais acessando www.defesacivil.sc.gov.br
Serviço
A Defesa Civil de Mafra fica na rua Dr. José Boiteux com Independência. Telefone: 47 3643-7742.
Fale com a Prefeitura
Canais disponíveis de contato com o cidadão: Facebook oficial: PrefeituraMafra; Twitter: @PrefeituraMfa