Tempo instável em Santa Catarina mantém Mafra em estado de alerta

 

Monitoramento do clima também pode ser feito pelo cidadão pela internet no site da Defesa Civil Estadual – www.defesacivil.sc.gov.br

 

Na tarde da última quinta-feira, 08, os diretores das Defesas Civis de Mafra, Canoinhas e Rio Negro, respectivamente Raul Ferrari, Nelson Furtado e Nelson Reis, acompanhados do coordenador regional da Defesa CivilEdson Antocheski, visitaram a represa de Volta Grande da CVG – Companhia Volta Grande de Papel, em Rio Negrinho. Na ocasião reuniram-se como os profissionais responsáveis pela represa da empresa CVG, o engenheiro elétrico Thiago Felipe Cardoso e o supervisor de manutenção elétrica Wilson Branco Cordeiro.  Os visitantes foram ver o que ocorre quando da abertura das comportas da represa, a fim de desmistificar informações que circularam em redes sociais sobre inundações e transbordo dos rios que cortam os municípios.

 

Comportas

O Diretor de Defesa Civil de Mafra explica que quando a régua da represa chega ao nível 7,00 (cota preventiva) e se a previsão é de chuva, 15 dias antes, abrem-se preventivamente as comportas até que se atinja a marca de 6,30 para evitar que transborde, evitando o risco de romper a barreira. “Não se abre tudo de uma vez e após abertura demora três dias para a água chegar até nós. Não há motivo para pânico, pois é uma ação preventiva”, disse Raul. Ele também destacou que é feito monitoramento e é obrigação da empresa avisar quando da abertura. “Se não existisse a represa, haveria inundações. É preferível atuar preventivamente que deixar inundar”. As águas da represa de Volta Grande seguem o seguinte curso: represa-rio Preto-rio Negro-rio Canoinhas e desembocam no rio Iguaçu.

 

Monitoramento em Mafra

Em Mafra, o monitoramento meteorológico é diário e a Defesa Civil acompanha também a Secretaria Estadual de Defesa Civil. Por meio do site deste órgão – www.defesacivil.sc.gov.br – tem-se acesso a avisos e alertas em relação ao tempo bem como acompanhar em tempo real as imagens de radar. 

Para quem tem curiosidade em saber o nível do rio Negro, basta acessar o site da Copel – Monitoramento Hidrológico – consultando a situação hidrológica da bacia do rio Iguaçu (www.copel.com.br).

 

Chuva de granizo

No final da tarde da última quinta-feira, 08, Mafra foi assolada por chuva de granizo e ventos fortes. Segundo boletim da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros locais, até às 22 horas tinham sido distribuídas lonas para seis casas nas localidades de Restinga, Imbuial e Jardim Moinho. Já às 13h30 do dia 09, o novo boletim informou que havia subido para 18 o número de casas atendidas. Ao todo foram doados 40 metros quadrados de lona por casa atingida.

 

Telefones úteis

Defesa Civil de Mafra -3643-7742

Corpo de Bombeiros – 193 ou 3647-0520

Canais na Internet

Secretaria de Defesa Civil do Estado – www.defesacivil.sc.gov.br

Facebook Defesa Civil de Mafra – facebook.com/defesacivilmafra

Facebook Prefeitura de Mafra – facebook.com/PrefeituraMafra

Prefeitura de Mafra – www.mafra.sc.gov.br

Monitoramento hidrológico da bacia do rio Iguaçu – www.copel.com.br