AMADEV chega aos 12 anos de atividades

 

“Segunda etapa dos jogos da FECADESC poderá ser aqui em Mafra, em setembro”, declarou a Presidente da AMADEV, Marlene J. Lourenço, sobre a escolha do município pela federação

 

Na última sexta-feira, 17, a AMADEV – Associação Mafrense dos Deficientes Visuais – completou 12 anos. A festa com os associados acontece nesta quarta-feira que os aguarda com muito carinho e abraços. Nestes anos de existência a Associação conquistou o respeito da comunidade e hoje conta com 35 membros, entre associados e funcionários.

Esporte em destaque

A Presidente da AMADEV, Marlene J. Lourenço destacou como principal fato de 2016 a conquista do 1º lugar geral nos jogos da FECADESC – Federação Catarinense de Desportos de Cegos e Baixa Visão. “Tivemos muita dificuldade no ciclismo, mas superamos. Foram por meio dos muitos momentos de superação de nossos associados que nos levaram à conquista do primeiro lugar”, declarou. Marlene contou ainda que nos dias 8, 9 e 10 de setembro, Mafra poderá sediar a segunda etapa dos jogos da FECADESC. “Fomos convidados para sediar os jogos em 2016, mas sugeri que fosse em 2017 culminando com as comemorações do centenário do município”, disse, já convidando a comunidade para prestigiar os atletas de Mafra e região, assim que confirmado.

 

AMADEV na comunidade

Com sede em Mafra, a associação também mantém contato com a comunidade rionegrense, seja por meio dos associados ou participando de projetos escolares como o Virtudes, do colégio Bom Jesus São José. A AMADEV auxilia e orienta as pessoas com baixa visão, deficientes visuais totais e com visão monocular. Também presta atendimento aos familiares e realiza várias ações com a comunidade: ação entre amigos, bazar permanente de roupas, sapatos e móveis (com preços a partir de R$ 1,00), rifas, venda de pastéis, sonhos, ceroulinhas, buchadas e feijoada e ainda recebe e doa aros de óculos.

Para os associados, a entidade presta orientação em mobilidade (uso da bengala), oferece aulas de braile (escrita e leitura para o cego), biblioteca em braile e livros falados e jogos de bocha. A presidente contou que tem convênio com a academia Aquarium, a qual oferece 20 vagas para natação. Marlene também lembrou que as pessoas podem contribuir com a AMADEV através do convênio firmado com a Celesc, a partir de R$ 1,00 por mês, descontados na conta de luz. Para tanto, basta procurar a AMADEV munidos da conta. 

 

A AMADEV fica na Rua Getúlio Vargas, 175. Telefone: 47 3641-4069. E-mail: amadev.mafra@gmail.com