Ônibus Lilás levou cidadania e motivação para mulheres do interior de Mafra
Uma movimentação envolvendo mais de 150 mulheres do interior e outras 100 pessoas trabalhando, transformou em um sucesso o evento do Ônibus Lilás, do programa “Mulheres e Cidadania”, realizado nos dias 1 e 2 de junho, nas localidades de Bela Vista do Sul,Vila Ruthes e arredores.
Na ocasião foram realizados teste de glicemia, testes rápidos,consultas médicas, exames citopatológicos, coletas de exames e vacinação, além de diversos atendimentos na área de beleza, lazer, cultura, motivação e cidadania e ainda para orientação em áreas relacionadas a proteção contra a violência à mulher.
O ônibus Lilás é uma unidade móvel, oferecida pelo Governo Federal em parceria com o Estado de Santa Catarina e os municípios, preparado para transitar em áreas rurais. É equipado com salas para o atendimento individual. Em Mafra a parceria foi da ADR, com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e seus órgãos, com apoio de diversos parceiros.
O Prefeito de Mafra, Wellington Bielecki destacou a importância da ação no que se refere a proteção à mulher, através da informação que é levada até suas localidades, além das outras atividades que elevam a autoestima. A Secretária de Assistência Social de Mafra, Kátia Borges Saliba agradeceu a todos os parceiros e colaboradores pelo sucesso do evento, bem como as participantes que prestigiaram a ação.
Participações
A agricultora da Vila Ruthes, Maria Salete Simette Schelbauer, 71 anos, foi aproveitar o dia, verificar pressão e diabetes. Ela achou tudo muito bom, gostou dos atendimentos, dos abraços que recebeu e pediu para ter mais ações como essa no interior. “Os moradores das localidades envolvidas precisam valorizar e participar dos eventos que são ofertados”, afirmou salientando que gostou da palestra e da aula de zumba.
A moradora da localidade de Butiá do Braz, Josemari Demetrio Barão, 44 anos, resolveu participar do evento porque teve sua curiosidade ativada. Achou o evento maravilhoso e disse ser “uma oportunidade para as pessoas conhecerem os trabalhos ofertados e para um contato a mais com pessoas.”
Atividades desenvolvidas:
Vila Ruthes:
Aferição de pressão arterial: 25 aferições
Teste de glicemia: 28 testes
Testes rápidos: 19
Consulta médica: 10
Exames citopatológico: 06 coletas de exames
Vacinas: 10 pessoas
Bela Vista do Sul:
Aferição de pressão arterial e teste de glicemia: 80
Testes rápidos: 104
Consulta médica: 20
Vacinas: 30 pessoas