Cenpáleo promove diversas oficinas temáticas para a comunidade

Cenpáleo promove diversas oficinas temáticas para a comunidade

  • O Evento faz parte do calendário de festejos dos 100 anos de Mafra

Aprender técnicas paleontológicas ou a confeccionar esculturas de réplicas de seres do passado, ou ainda pintar peixes e plantas fossilizadas, tudo isso de forma divertida e educativa. Essas foram algumas atividades desenvolvidas nas oficinas temáticas sobre os seres que fazem parte da exposição do Museu da Terra e da Vida, promovidas pelo Centro Paleontológico da UnC em comemoração aos seus 20 anos de atividade e ao Centenário de Mafra. Houve ainda outras oficinas como de filme, teatro, origami e crochê.

Um grupo de estudantes do Colégio Estadual Monsenhor José Mickos, de Quitandinha-PR participou na manhã de quinta-feira, 21 de algumas oficinas. Os alunos da 1ª série do ensino médio visitaram o Museu da Terra e da Vida pela primeira vez e aprenderam técnicas paleontológicas. Acharam interessante. “É muito bom aprendermos coisas diferentes e ainda, quem sabe podermos descobrir uma peça inusitada”, afirmaram enquanto aprendiam a abrir uma pedra e preparar o fóssil.  Outros alunos participaram da oficina de pintura e desenho de seres pré-históricos, incluindo peixes e plantas fossilizadas. A aluna Glaucia Caroline Waleska, de 13 anos, também de Quintandinha conheceu o museu nessa ocasião, relatou que gosta muito de pintura e desenho e, no futuro quer atuar como desenhista.

A professora Eliane Villa Lobos Strapasson, uma das idealizadoras das oficinas, explicou que um dos objetivos da ação é aproximar o museu da comunidade. “Tivemos situações de senhoras que participaram da oficina de crochê e ficaram encantadas, pois não sabiam da existência do Museu da Terra e da Vida”, explicou destacando que as oficinas favorecem a participação de diferentes perfis de público ao museu. O centenário de Mafra também está inserido no processo. 

Para quem quiser participar de alguma oficina ainda dá tempo. No dia 28 de setembro haverá nova oportunidade nos horários e temas descritos no quadro abaixo. As inscrições deverão ser feitas na secretaria do Centro Paleontológico. Informações pelo telefone (47)3651-5514. O Museu da Terra e da Vida funciona anexo à Universidade do Contestado em Mafra.

OFICINAS

HORÁRIO

FACILITADORES (A)

ESCULTURA: Confecção de réplicas de seres do passado

08:30h

10:00h

Cristiane Pscheidt

PINTURA: Seres pré-históricos no papel e na pele

08:30h

10:00h

Prof.ª  Eliane Villa Lobos Strapasson

 

TÉCNICAS PALEONTOLÓGICAS: Como o Paleontólogo trabalha

08:30h

10:00h

Vilson Greinert

Gustavo Alves

FILMES: Ficção X Realidade

13:30h

15:00h

Prof. Dr. Luiz Weinschutz,

Prof. MSc. Everton Wilner

Prof. MSc. João Ricetti

ORIGAMI: Confecção de Peixes e Dinossauros em origami

13:30h

15:00h

Cristiane Pscheidt

Gustavo Alves

CROCHÊ: confecção em crochê do peixe fóssil de Mafra.

13:30h

 

Celeani da Silva