“O encanto e a magia das cores da Bandeira de Mafra” foi tema do IV Evento Cultural de Avencal do Saltinho
Um total de 11 escolas municipais, estaduais e academias apresentaram coreografias relacionadas ao “O encanto e a magia das cores da Bandeira de Mafra”, tema do IV Evento Cultural da escola Avencal do Saltinho, realizado no último sábado, dia 30, na própria escola. O evento faz parte da programação de aniversário de Mafra e teve por objetivo homenagear a cidade pelo centenário, através do significado das cores da bandeira, expressado por meio da dança: o verde simboliza o campo, terra de muitas riquezas e alegrias, o vermelho o amor pela cidade, o preto o trabalho dos mafrenses e o branco expressa a paz e a amizade entre as famílias. Contou com um público de cerca de 400 pessoas entre pais, alunos, direção e funcionários da escola, comunidade local e convidados.
Os alunos da EMEB Avencal do Santinho abriram as apresentações com a dança alusiva ao tema “O encanto e a magia das cores da Bandeira de Mafra”. Na sequencia o que se viu foram apresentações emocionantes, todas tendo Mafra, suas cores e ícones como temas. Todas as escolas participantes receberam troféus de participação. A Secretária Estela Maris Bergamini Machado esteve prestigiando o evento e também foi agraciada com o troféu. Um momento de emoção foi a homenagem ao funcionário público Álvaro Schafacheck, amigo da escola, recebida pela esposa Vilce Maria Schafacheck.
A escola anfitriã recepcionou as demais convidadas com um café da manha e após as apresentações serviu almoço organizado pelas mães da comunidade.
Foram as seguintes as escolas participantes:
EMEB Avencal do Santinho,
Stúdio de dança Estela Fernandes,
EMEB Ben. Felipe Carvalho Martins,
EMEB São Lourenço,
EMEB Augusta Vitória,
EMEB Avencal São Sebastião,
EMEB Amola Flecha,
EEB Hercílio Buch,
EMEB Evaldo Steidel,
CEM Beija Flor,
Espaço Bela Dança.
Conhecimento da história
“O encanto e a magia das cores da Bandeira de Mafra”, teve por finalidade proporcionar aos alunos um melhor conhecimento da história de Mafra, reconhecer a origem do nome da cidade, estudar a bandeira e o significado das cores, destacar as principais atividades econômicas e valorizar as belezas naturais.
Visa ainda a troca de experiências e socialização entre toda a comunidade escolar, promovendo assim um ambiente de respeito, consideração e aprendizagem.