Professores participam de palestra com psicanalista e terapeuta holístico
Para falar aos professores da Escola Agrícola da Mafra, durante Formação Continuada realizada na manhã de quarta-feira, 27, a Secretaria Municipal de Educação contou coma presença do Psicanalista e Terapeuta Holístico, Davison Rocha, que abordou o tema “Saúde do Professor”, destacando que contribuirá também para abrir o entendimento do que é uma enfermidade psicossomática.
Ele falou sobre a importância do perdão e da necessidade de trabalhar as emoções. “Quando eu não consigo trabalhar alguma emoção eu a transformo em enfermidade física que poderá se transformar em uma doença psicossomática”, explicou. Destacou a necessidade das pessoas investirem um pouco mais nelas mesmas e aprenderem a sair do que chamou de “paranoia geral”.
E para iniciar uma mudança, sugeriu olhar com atenção a que tipo de música está ouvindo, ou de programação em TV ou de filme está assistindo. Como os professores convivem diariamente com dezenas de alunos diferentes e com seus próprios problemas, aconselhou-os a se ajudarem primeiro, para depois poderem ajudar aos outros”, referindo-se a busca de ferramentas para colocar-los em equilíbrio, destacando a meditação, cursos de relaxamentos e outros.
Ampliando conhecimentos
O Setor de Ensino da Secretaria de Educação destacou a importante participação do Psicanalista e de outro profissionais de áreas diferentes da educação, como forma de ampliar os conhecimentos e os olhares para o aluno e suas necessidades em sala de aula.
No mesmo dia a Psicóloga da Secretaria Municipal de Educação, Talita Valerio Pacheco, que atua no setor de Atendimento Educacional Especializado participou da Formação Continuada palestrando sobre a “Relação Professor – Aluno, com destaque para a afetividade.
E a Coordenadora Pedagógica do setor de ensino fundamental da Secretaria, Alcioneide Ambrosi falou sobre a importância do planejamento do professor, destacando que é através dessa intencionalidade que os resultados junto aos alunos serão percebidos.