Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho para servidores da Prefeitura de Mafra teve início na última segunda-feira

Iniciou na última segunda-feira, 23, a SIPAT – Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho, com eventos destinados aos servidores públicos municipais. A SIPAT representa o período onde são realizadas atividades direcionadas a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

A abertura do evento contou com a presença dos Secretários Municipais Alexandre Solesinski, de Administração, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, da Saúde, Marco Antonio Neidorf (Marquinho Colono), de Governo, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cidadania, e o Diretor de Esporte Rafael Augusto Cavalheiro. Também estiveram presentes Rosemari Barbosa, Presidente da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; Jefferson Luiz Batista Soares, Técnico em Segurança do Trabalho da Prefeitura de Mafra; e os vereadores Adilson Sabatke e Valdir Sokolski, além dos servidores municipais que estarão participando do evento.

Segundo o Secretário de Administração, Alexandre Solesinski, “A SIPAT é muito importante para todos nós porque reflete o nosso dia a dia de trabalho, e ainda aproxima todos os setores da prefeitura que muitas vezes estão muito distantes, a SIPAT é tão importante porque o maior patrimônio do trabalhador é a saúde e cuidar da sua saúde é cuidar da família e do trabalho”, concluiu.

A Presidente da CIPA, Rosemari Barbosa, comentou que a mobilização para a SIPAT iniciou na semana anterior com as olimpíadas realizadas entre as secretarias. De acordo com Rosemari “o objetivo da SIPAT é de promover uma semana de reflexão, ação e redirecionamento, visando à saúde integral do servidor, com palestras ministradas por palestrantes conceituados que irão compartilhar conhecimento com os presentes”.  A maior preocupação da CIPA é atender às expectativas dos participantes, concluiu a presidente.

Vale ressaltar que a SIPAT é organizada pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, com apoio do Técnico de Segurança do Trabalho, cujo principal objetivo do evento é promover conhecimento e conscientizar os funcionários sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho.

Além das palestras, os participantes participarão de dinâmicas e sorteio de brindes. A SIPAT iniciou na segunda-feira e o encerramento será na sexta-feira, 27. O evento está sendo realizado na ASPM (Associação dos Servidores Públicos Municipais de Mafra), com palestras realizadas no período matutino.

Programação da SIPAT

Palestrante

Saúde Mental

Saúde Debora Popadiuk e Elenir Cardoso, Psicólogas da Secretaria de Saúde.

Voz e Comunicação

Hellen Nataly Correia Lagos Guimarães, Fonoaudióloga da Secretaria de Saúde.

Alimentação Saudável

Andriellen Marciniak, Nutricionista da Secretaria de Saúde.

Quando a emoção vira doença

Davison Rocha, Psicanalista Clínico.

Segurança no Trabalho

João Paulo Schwaiga, Engenheiro Ambiental.

Alcoolismo e Drogas

Micheli Krayevski Eckel, Psicóloga