2ª Festa das Etnias é lançada oficialmente

• Evento será inteiramente viabilizado por patrocinadores, sem custos para o município

A expectativa chegou ao fim. Nesta sexta-feira, 30, o Condor Super Center e a Prefeitura de Mafra lançaram oficialmente a 2ª Festa das Etnias, nas dependências do Hiper Condor Mafra. No evento realizado para a imprensa regional, autoridades e convidados, foram divulgadas em primeira mão a programação completa e as principais atrações, como os shows da dupla Bruno e Marrone, do Trio Bravana e do grupo tradicionalista Os Serranos. A imprensa e demais convidados foram recepcionados pela diretoria da empresa, pelo prefeito municipal Wellington Bielecki e seu secretariado com um café da manhã que homenageou as várias etnias envolvidas, além de apresentações da CEIM Fiorige Bona e do Grupo Folclórico Luxemburguês Ecthernach. Outras escolas de educação infantil do município trouxeram seus pequenos representantes vestidos de acordo com as diversas etnias do município, como uma prévia do que será apresentado nos dias 7 e 8 de setembro, no Festival Cultura da 2ª Festa das Etnias.

A entrada para os shows será mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que se for comprado no Hiper Condor Mafra, dará direito a um cupom para concorrer a sorteios nos dias de shows. Entre os prêmios, estão duas visitas ao camarim da dupla sertaneja Bruno & Marrone com acompanhante, no dia 7, e no camarim dos Serranos, no dia 8. No sábado também serão sorteados vales-compras e eletros. Os alimentos arrecadados serão revertidos para nove instituições beneficentes da região, todas presente no evento de lançamento da festa.

Celebração das Etnias sem Custos para o Município

O diretor administrativo do Condor, Wanclei Said, disse que a festa se tornou uma tradição na cidade e a rede não poderia ficar de fora de um evento tão importante como este. “Fomos muito bem recebidos na região e acreditamos que patrocinar esta festa é uma forma de retribuir todo o carinho que recebemos diariamente dos nossos clientes, além de comemorar os 102 anos de Mafra e o primeiro ano do nosso Hiper na cidade”.

Segundo o prefeito de Mafra, Wellington Bielecki, a Festa das Etnias foi abraçada por toda a comunidade e ela não seria possível sem o patrocínio do Condor. “A festa traz como característica principal o resgate histórico da nossa região, mostrando as várias e mescladas culturas e famílias étnicas que compõem os nossos costumes e tradições. Quero também agradecer a ideia do Condor de destinarmos 1kg de alimento para as instituições da nossa cidade, que com certeza será de grande valia”.

Em seu discurso, Wellington ressaltou ainda que o evento não gerou custos para o município, destacando que são os patrocinadores que garantiram a sua viabilização: “É inédita uma festa em que não existe nenhum investimento do dinheiro público de sua cidade.” Para encerrar, o prefeito convidou toda população para prestigiar os três dias de festa e, juntocom sua família e os vereadores presentes, declarou oficialmente abertos os festejos da 2ª Festa das Etnias.

Novidades

A segunda edição da festa será marcada mais uma vez pela diversidade étnica colonizadora de Mafra. Um dos novos espaços é “Espaço Étnico Cultural Gastronômico”, no qual haverá exposição e venda de artigos típicos de cada cultura, além da culinária já tão presente no dia a dia da população. Outra novidade é o Espaço Tropeiro, ponto de partida da já tradicional Cavalgada das Etnias, e que vai contar com espaço para o almoço para os cavaleiros, área de acampamento e palco para apresentações locais.

A 2ª Festa das Etnias é uma realização da Prefeitura de Mafra /Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, apresentada por Condor Super Center, com patrocínio oficial GT. Company, organização E3 Eventos, produção DOX Produções e apoio Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, SICOOB Credinorte, Nobre Ofício, ALT, Maxicar, Planaltão Atacadista do Grupo Germânia, Dirmave, Med Prev e Souza Cruz.

As instituições que serão beneficiadas com as doações serão:

– Lar Nossa Senhora da Anunciação – Lar da Georgete

– Associação Terapêutica Novo Amanhecer – ATENA

– Associação Lar dos Velhinhos de Mafra São Francisco de Assis

– Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

– Associação Vila Solidariedade

– Grupo Integração Riomafrense de Oncologia – GIRO

– APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

– Hospital São Vicente de Paulo

– Rede Feminina de Combate ao Câncer

Confira abaixo a programação completa do evento:

Dia 6 de setembro – sexta-feira

18h30 – Cerimônia de abertura da 2ª Festa das Etnias

19h30 – Apresentação de bandas locais

23h – Show nacional Trio Bravana

Dia 7 de setembro – sábado

8h30 – Desfile Cívico Militar e Alegórico

13h30 – Abertura do Espaço Étnico Cultural e Gastronômico

14h – Festival Cultural

21h – Show de abertura com Rafael Yare

23h – Show nacional Bruno & Marrone

Dia 8 de setembro – Domingo

10h – Culto das Etnias Movimento “Mafra Eu Oro por Ti”

11h – Cavalgada

12h – Almoço no Espaço Tropeiro com apresentações locais

14h – Festival Cultural

16h – Show infantil Turma do Mickey

18h – Show Grupo Marcação

20h30 – Encerramento da festa com show Os Serranos

Saiba mais

A programação completa e demais informações sobre a festa podem ser encontradas nas mídias sociais da Prefeitura de Mafra. Site: www.mafra.sc.gov.br; Facebook: Prefeitura Mafra; Twitter: @PrefeituraMfa; Instagram: prefeitura.mafra; YouTube: Prefeitura de Mafra.