Alceu Ricetti é personagem de destaque das cavalgadas em Mafra
As cavalgadas de aniversário de Mafra, neste ano na sua terceira edição, têm resgatado um pouco das raízes campeiras em nossa cidade. Já se tornou uma tradição e um motivo de festa e encontro dos cavaleiros e damas do município e cidades vizinhas. Nesse cenário totalmente tradicionalista gaúcho destaca-se uma figura central, que personifica o evento, que é a do Sr. Alceu Luiz Ricetti. No último domingo, após o Culto Ecumênico e antes de fazer a famosa chamada dos cavaleiros, ele foi homenageado pelo Executivo Municipal.
Desde a primeira Cavalgada em Mafra, em 2017, ele atuou incentivando e prestigiando todos os eventos. Natural de Rio Negro, Alceu Ricetti teve como primeira formação a de técnico agrícola em 1966. Mas passou também pela profissão de radialista, taxista, bancário, caminhoneiro, empresário do ramo madeireiro e proprietário da Eletro Peças Ricetti. Atualmente está aposentado, mas atua como pecuarista.
O amor pelo campeirismo vem de longa data. Iniciou no CTG Barraca Velha. Foi um dos fundadores do CTG Mafrense, no qual permanece até hoje. Foi coordenador regional da 10ª Região Tradicionalista, Vice-diretor Campeiro do MTG de Santa Catarina, diretor campeiro da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Conselheiro do MTG e membro da diretoria do MTG de Santa Catarina por 32 anos. Atualmente é diretor executivo juntamente com sua esposa, Lea Mayer, do Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina. Narrador e Juiz Oficial de Armadas por 30 anos, ainda hoje, aos 75 anos, participa das competições.
Tradição e família
Ao receber a homenagem, agradeceu e parabenizou ao prefeito Wellington Bielecki e à secretária de Educação, Estela Maris Bergamini Machado, pela organização de mais uma cavalgada de aniversário do município. Falando em tradição, da importância da família, fez alusão ao carinho demonstrado pelo neto à avó, mãe do prefeito, Carime Belém Bielecki ao recebê-la na chegada do evento. “A vida nos oferece momentos inesquecíveis como esse. Isto é família, Isto é o que a tradição preserva. Os filhos respeitando pais e avós. Filhos querendo fazer parte daquilo que seus pais fazem”. São gestos como esses que nos fazem ter esperança de um mundo melhor e Mafra, nos seus 102 anos, está dando o exemplo.
O prefeito Wellington Bielecki manifestou sua gratidão pela presença sempre pronta do Sr. Ricetti. “A tradição das cavalgadas deve continuar por muitos e muitos anos. Somos muito gratos ao Senhor Ricetti por nos dar a honra de participar ativamente desse momento que ficará marcado na história do município”, declarou.