3ª edição da Feira dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos reúne mais de 30 projetos das escolas da rede municipal de ensino de Mafra

Nesta quinta-feira, dia 30, aconteceu no Ginásio de Esportes Wilson Buch a 3ª edição da Feira dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação com o SEBRAE/SC. A escola campeã geral foi a EMEB Professor Mário de Oliveira Goeldner. Os projetos foram avaliados pelos critérios de aparência e utilidade do produto, sustentabilidade, marketing, criatividade, autoconfiança, planejamento, integridade e colaboração.

O evento contou com 34 standes de empreendedorismo e alimentícias, tudo preparado pelos alunos do 1º ao 9º ano das escolas da rede municipal de ensino, com a orientação dos professores, e foi um grande sucesso. Na feira eles puderam mostrar o que aprenderam dos processos para ser um jovem empreendedor.

A Secretária de Educação, Jamine Henning apresentou os profissionais responsáveis pela organização e realização da 3ª Feira dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A jurada Liane Laskoski, que estava representando o deputado estadual Sargento Lima,  parabenizou a todos os alunos, professores e diretores das escolas, bem como a secretaria de educação pelo evento. O presente da Câmara de Mafra, vereador Sérgio Severino também parabenizou a organização da feira e aos alunos  jovens empreendedores do município.

Gratidão

O Prefeito Emerson Maas fez a abertura da feira e destacou que a palavra do momento é gratidão. “Minha gratidão a todos vocês por ajudarem a colocar em prática esse projeto que é transformador na vida das pessoas. Muito obrigado a todos. Com certeza a gente vai colher muitos frutos no futuro”, afirmou.

Ele parabenizou os professores e alunos e equipe organizadora. “O que desejamos é desenvolver a criatividade das nossas crianças. Criar soluções para nossa sociedade de forma que seja rentável. Ficamos muito felizes em vermos a criatividade de vocês se transformar em projetos, em produtos e soluções para nossa sociedade” declarou.

O Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos visa incentivar o aluno no ambiente de aprendizagem da escola, ao envolvimento no ato de pensar, aprender, fazer e trabalhar em equipe, com o objetivo de estimular a cultura e educação empreendedora na gestão de sua própria vida.

Conhecimento para vida

A Feira contou com a apresentação dos trabalhos e atividades desenvolvidas durante o ano e a comercialização dos produtos por eles confeccionados. A Professora Adriana Granemann Bonin Diniz, da EMEB Ben. Felipe Carvalho Martins explicou que os alunos assimilaram bem os conteúdos e que adoraram os trabalhos que tiveram como tema ‘Sabores e cores regionais’. “Eles adoraram. Nós trabalhamos o pirogue e utilizamos batata, cebolinha da horta e requeijão da região”, afirmou destacando que os alunos gostaram também porque envolveu a família. Sobre a importância do projeto, explicou que eles vão levar esse aprendizado para a vida toda, “pois já começaram a falar em casa sobre dinheiro, ver preços, gastos e lucro, sobre economia, empreendedorismo, e a valorizar os produtos da região”.

O aluno Henrique França, do 5º ano da EMEB Ben. Felipe Carvalho Martins, disse que gostou muito de trabalhar com o JEPP pois aprendeu sobre diversas coisas envolvendo a compra  e venda. “Aprendemos sobre as questões de higiene dos alimentos e como trabalhar no mundo do comércio”, explicou.

A 3ª edição da Feira dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) contou com a presença do Prefeito Emerson Maas juntamente com a vice-prefeita Celina Dittrich Vieira, do presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Luiz Severino, da secretária de Educação Jamine Henning, do secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cidadania, João Lázaro Lelis Ferreira,  além de pais, alunos, professores, profissionais da educação municipal e do representante do SEBRAE/SC, Clóvis  Alessio.

Classificação

A Classificação da 3º edição da Feira dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos foi a seguinte, por categoria:

A vencedora geral foi a EMEB Mário de Oliveira Goeldner.

Na categoria A, do 6º ao 9º ano, em 1º lugar ficou a EMEB Mário de Oliveira Goeldner; em 2º lugar EMEB Evaldo Steidel e em 3º lugar houve empate entre o CEMMA e Escola Agrícola.

Na categoria B , do 1º ao 6º ano, ficou a EMEB Mário de Oliveira Goeldner; em 2º a EMEF Campo da Lança e em 3º a EMEB Augusta Vitória.