Projeto Novo Tempo é desenvolvido em Mafra junto às mulheres cadastradas no Bolsa Família

Mulheres  cadastradas no Bolsa Família, em Mafra,  estão  participando desde a última terça-feira, 14,  do projeto "Novo Tempo"desenvolvido pelo Clube Soroptimista Internacional de Rio Negro,  com a finalidade  de promover a melhoria da qualidade de vida de mulheres e meninas através do curso de capacitação nas áreas de culinária e administração doméstica.  O curso acontecerá no período de  14 de fevereiro a 26 de abril, nas dependências da Secretaria da Criança e Ação Social e Bolsa Família, com carga horária de 56 horas. Participam 36 inscritas que, ao final dos módulos, receberão certificado.

A abertura aconteceu na tarde o dia 14, quando a presidente do Clube, Beatris Rosane Melz Gatelli explicou que o curso é uma forma de preparar as mulheres para administrar o seu próprio lar e torná-las aptas para a busca de um emprego ou início de um novo ofício.  Ela destacou a atuação em parcerias citando a Prefeitura de Mafra, por meio das secretarias municipais do Bolsa Família e da Criança e Ação Social, a Universidade do Contestado, o Corpo de Bombeiros e o Hotel Emacite.

O Programa Novo Tempo foi aprovado pela Federação Americana e pretende ser permanente. Com o projeto, o Clube Soroptimista possibilita à mulher resgatar a auto-estima e  reescrever a própria história.

Importante oportunidade

O Secretário Municipal do Bolsa Família, Ivan Dutra, agradeceu a oportunidade do município atuar como parceiro no programa, que considerou como de grande importância social, que oportuniza uma vida melhor para todas. Agradeceu também a participação das alunas e incentivou-as a participar "pois é uma importante oportunidade na vida de cada uma.

Os  módulos versarão sobre vários temas, conforme cronograma descrito:

14/02 – Ética, Cidadania e Relação Interpessoal;

16/02 – Meio Ambiente e Higiene Doméstica;

23/02 – Cuidados com eletrodomésticos e Segurança no Trabalho;

28/02 – Práticas domésticas;

01/03 – Culinária Básica 1;

13/03 – Compra, manipulação e conservação de alimentos;

15/03 – Culinária Básica 2;

20/03 – Noções de higiene e cuidados com a saúde;

22/03 – Culinário Básica 3;

27/03 – Primeiros socorros;

29/03 – Culinária Básica 4;

03/04 – Preparação para o mercado de trabalho;

10/04 – Orçamento doméstico;

12/04 – Culinária Básica 5;

17/04 – Projetos de Vida/ Culinária Básica 6;

19/04 – Docinhos miúdos 1;

24/04 – Docinhos miúdos 2;

Clube Soroptimista

O Clube Soroptimista Internacional de Rio Negro completa em dezembro deste ano, 25 anos de trabalhos comunitários.  É formado essencialmente por mulheres  que usam seus dons para trabalhar em prol das mulheres e meninas.   Desenvolve diversos projetos, dentre eles o "Novo Tempo", sempre tendo como foco a melhoria da qualidade de vida da mulher e da menina.