Dia 17 de maio tem mobilização contra abuso e exploração de crianças e adolescentes

 

 

• "Faça bonito. Proteja nossas crianças" é o slogan desse ano do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 

A Secretaria Municipal da Criança e Ação Social está se mobilizando, através do CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social – para  mais uma vez para lembrar o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes".

 

Pedágios educativos com distribuição de panfletos e palestras orientando como proceder em casos de abuso contra crianças e adolescentes, são algumas das ações que visam chamar a atenção da sociedade para um crime que ainda afeta milhares de meninos e meninas em todo o país: a violência sexual e psicológica.

 

Panfletagem

Em Mafra as ações de sensibilização da Comunidade serão realizadas no dia 17 de maio. As panfletagens acontecerão na Praça Lauro Muller, por uma hora no período matutino e uma hora no período vespertino.

 

Enfrentar a violência

Segundo a Secretária Municipal da Criança e Ação Social, Valnete dos Santos, a intenção é convocar todos – família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, universidades, mídia – para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida. "Proteger nossas crianças e adolescentes é chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual ainda praticada no Brasil como um todo", afirmou.

 

18 de Maio

No dia 18 de maio a morte da menina Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, em 1973. Ela foi sequestrada, espancada, estuprada e morta por membros de uma família tradicional do Espírito Santo. Muita gente sabia quem eram os assassinos da menina, mas não tiveram coragem de denunciar. Então, uma das questões que marca esse acontecimento é o silêncio. O silencio é que garantiu que os criminosos ficassem impunes. E é contra esse silêncio que continuamos trabalhando. Esse dia marca o Dia Nacional de Luta contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Mafra as ações acontecerão dia 17 de maio.

 

Disque denúncia

Você pode denunciar pelos telefones:

Secretaria da Criança e Ação Social de Mafra – 3643-7181;

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – 3642-7167;

Conselho Tutelar – 3642-4734;

Delegacia da Mulher – 3642-0123;

Polícia Militar – 190;

Disque 100