Escolas recebem melhorias e ampliações

A Administração Municipal Mafrense encerra o ano de 2013 com ótimos resultados em termos de investimentos na educação.  Nesse ano o Centro de Educação Infantil Portão São Lourenço passou por uma reforma em seu telhado e outras três escolas estão com obras previstas para serem executadas no mês de janeiro de 2014 sendo: EMEB Butiazinho de Cima, EMEB Evaldo Steidel e o Centro de Educação Infantil Anjo da Guarda. Sendo que foi realizado o processo de licitação no mês de dezembro para melhorias no EMEB General Osório, C.E.I.M. Breno Cauan Garcia e Centro de Educação do Município de Mafra (CEMMA). Vale destacar que no total estão sendo investidos quase de 1 milhão de reais em infraestrutura.

A Secretária Municipal de Educação, Solange Takayama, conta que as melhorias seguem a determinação do Prefeito Roberto Scholze que tem uma  grande preocupação com as escolas da rede municipal. "Nossas unidades irão passar por obras para melhor atender aos alunos, com destaque para reformas, construção de salas e locais apropriados para a prática de educação física", afirmou.

Obra já realizada e  outras ações

O Centro de Educação Infantil Portão São Lourenço foi a primeira escola a passar por melhorias, sendo que no local houve a reforma do telhado das duas salas.  A qual foi feita por de empresa especializada (Processo Licitatório n° 582/2013, modalidade Tomada de Preço n° 009/2013), arcando com fornecimento de material e mão de obra. O custo total da obra é de R$ 19.794,00 com recursos oriundos da Secretaria Municipal de Educação.

Escolas que estão recebendo melhorias

Escola

Obra

Valor (R$)

Status

CEI Portão São Lourenço

Reforma do telhado das duas salas

R$ 19.794,00

Concluída

EMEF Vereador Evaldo Steidel

reforma

R$ $ 311.380,20

EMEB Butiazinho de Cima

R$ 192.819,39

CEI Anjo da Guarda

R$ 124.208,25

CEMMA

Cobertura da quadra

R$154.755,20

PAR

CEI Breno Cauan

construção de três salas de aulas

R$ 106.335,15

Escola General Osório

R$ 163.595,27

Homologada

Outras ações da Educação neste ano

Segundo a Secretaria de Educação está em andamento no setor de engenharia da Prefeitura de Mafra ainda um projeto de uma cobertura para a Escola Avencal São Sebastião e alguns reparos na estrutura física da referida escola. Além disso, foi realizada a adesão ao pregão do FNDE para construção das creches que o município foi contemplado, onde uma será construída no Jardim Novo Horizonte e a outra na Vila Ivete, com a construção dessas duas unidades ampliaremos o número de vagas para as famílias que necessitam deixar seus filhos enquanto trabalham. Também foi realizado um projeto de construção de mais uma unidade de educação infantil no loteamento Santa Teresinha o qual aguarda a aprovação da Caixa Econômica.

Avaliação do ano

A Secretária destaca que 2013 foi um ano de muito trabalho com a realização da Conferencia Nacional de Educação, do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, entre outras ações. Ela conta que conforme planejamento da Secretaria Municipal de Educação foi realizado uma pesquisa tendo como objetivo principal identificar os problemas relacionados com a aprendizagem e quais atitudes poderiam ser tomadas em prol de uma educação de qualidade. "Isso foi um ponto bem marcante que apontou alguns problemas que foram orientados para serem corrigidos" finaliza desejando para todos um Feliz Natal e um ano cheio de realizações saúde, paz e prosperidade.