Saúde de Mafra forma grupos noturnos e em bairros para auxiliar quem deseja parar de fumar
- Interessados podem se inscrever nas Estratégias de Saúde da Família
No intuito de auxiliar as pessoas que são dependentes do cigarro e querem deixar o vício, a Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Saúde está ampliando o trabalho desenvolvido junto aos grupo de apoio aos tabagistas. Neste ano, em razão dos bons resultados obtidos em 2013, quando cerca de 70 por cento dos participantes dos grupos deixaram de fumar, a saúde está abrindo novos grupos no período noturno e nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), os conhecidos posto dos bairros.
O primeiro grupo de apoio aos tabagistas deste ano, formado no período noturno, iniciou atividades na última quarta-feira, com 20 participantes. Nesse dia a equipe de trabalho formada por um enfermeiro, uma médica e um psicólogo conversaram com o grupo orientando sobre as responsabilidades de cada um e as condições para participação, como por exemplo a freqüência e o respeito às regras, entre outros.
“Neste ano o foco do trabalho será possibilitar a participação daquelas pessoas que trabalham durante o dia e só podem freqüentar as reuniões à noite”, explicou o enfermeiro Marcio Fábio. Ele esclareceu ainda que todos os postos de saúde do município (as ESFs) já estão recebendo inscrições de pessoas interessadas em parar de fumar e que a cada grupo de 20 pessoas, inicia-se um novo trabalho.
No ano de 2013 a Secretaria Municipal de Saúde trabalhou com 4 grupos de tabagistas interessados em abandonar o vício. Desse total, cerca de 70% conseguiu parar de fumar, conforme explicações do enfermeiro Marcio Fábio. “Diante desses resultados extremamente positivos, decidiu-se por ampliar o atendimento, entendendo para o período da noite e nos bairros também”, declarou. Os interessados em deixar de fumar podem se inscrever em qualquer unidade de ESF (Posto de Saúde), ou mesmo no SUS de Mafra.