Programa Útero é Vida contemplou mulheres do meio rural de Mafra

 

Parceria entre várias entidades promoveu um dia voltado à prevenção e cuidados com a mulher

 

Realizado pelo SENAR em parceria com a Prefeitura de Mafra, instituições e entidades, o Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero – “Útero é Vida” proporcionou um dia voltado aos cuidados femininos na última quinta-feira, 23, na UnC-Mafra. O público-alvo nesta ação foram as mulheres residentes no interior de Mafra,  as quais compareceram e participaram das atividades. Foram oferecidos exames preventivos, palestras com o GIRO, orientações sobre fisioterapia e ainda as mulheres tiveram oportunidade de cuidar do visual no espaço beleza – cortes de cabelo, escovas e manicure.

A Secretária Municipal de Saúde de Mafra, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, explicou que por meio da parceria, forneceu para realização do evento, material para coleta de preventivo e servidores municipais da Saúde.

União

Na abertura do evento estiveram presentes representantes das entidades parceiras e todos enalteceram a importância do evento na manutenção da saúde da mulher. O Prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze, destacou o trabalho das parcerias, lembrando as ações desenvolvidas este ano na área da saúde da mulher. “Tivemos em setembro o 1º Fórum Municipal de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Violência Contra Mulher, realizado por meio de parcerias e o Outubro Rosa, outra ação, desta vez envolvendo entidades de Mafra e Rio Negro. A Prefeitura não poderia deixar de ser parceira em iniciativas como esta, que envolvem a valorização, qualidade de vida e saúde da mulher”, disse, declarando abertas as atividades do dia.

Programa

O Programa Útero é Vida é realizado em parceria com os sindicatos rurais e prefeituras municipais. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer do colo de útero é o segundo mais comum na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.