Deputado do Grão-Ducado de Luxemburgo visitou Mafra e Rio Negro para incentivar cidadãos luxemburgueses a participarem de processo eleitoral no país europeu

Na tarde da última quarta-feira, 09, no auditório da Amplanorte, aconteceu uma reunião com membros da Associação dos Cidadãos Luxemburgueses no Brasil (ACLUX) de Mafra e Rio Negro, autoridades e demais convidados para conversarem com o ex Euro Deputado Frank Engel, do Grão-Ducado de Luxemburgo, sobre o processo eleitoral que ocorrerá no em outubro naquele país, no qual será candidato a uma cadeira como deputado.

A ACLUX, por meio do advogado e membro do núcleo regional da Associação, Bráulio Renato Moreira, recepcionou o deputado luxemburguês e o conduziu a reuniões e eventos alusivos ao pleito eleitoral europeu nesta semana.

Na ocasião, o prefeito Emerson Maas e a vice-prefeita Celina Dittrich Vieira, deram as boas-vindas ao deputado  e destacaram a importância do estreitamento de laços entre as comunidades que abrigam cidadãos e descendentes de luxemburgueses. “Que esta interação histórica e cultural traga muitos frutos para nossas comunidades”, disseram.

Nação de Luxemburgo mais próxima

O objetivo do encontro na Amplanorte foi o de apresentar os trabalhos desenvolvidos pela ACLUX, aproximar a comunidade luxemburguesa de Mafra e Rio Negro, estreitar as relações políticas e sociais e principalmente incentivar que os cidadãos luxemburgueses locais que votem nas eleições daquele país em 08 de outubro.

Esta ação será possível aos cidadãos luxemburgueses locais (que obtiveram cidadania), conforme explicou Bráulio, por meio de preenchimento de formulário e cumprimento de alguns trâmites legais. Ele se deixou à disposição para esclarecimentos sobre como participar deste processo eleitoral.

O deputado europeu Frank Engel comentou que está sendo construído um intercâmbio futuro entre os dois países com muitos descendentes de imigrantes, principalmente nas cidades de Mafra e Rio Negro, descobrindo que também podem ser cidadãos luxemburgueses e participando mais da vida política do país.

Participaram também do encontro: o presidente da Câmara Municipal de Mafra, Sérgio Luiz Severino, a executiva da ACIM, Juciliana Zeczkowski, a vice-presidente da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), Maria Luiza Sussekind e demais convidados.

Para saber mais sobre o processo eleitoral em Luxemburgo

Contato: Braulio Renato Moreira – 47 9 9996-0930 – braulio1953moreira@gmail.com