Mafra sedia 1ª Oficina Regional “Gestão de Qualidade e Gerenciamento de Risco”

Na terça-feira, dia 7 de novembro, aconteceu em Mafra a 1ª Oficina Regional “Gestão de Qualidade e Gerenciamento de Risco”, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária. O evento recebeu na Amplanorte, profissionais que atuam em Vigilância Sanitária no município e região.
Os presentes acompanharam palestras que visaram a discussão a respeito da adoção de instrumentos e procedimentos para melhoria da gestão, do planejamento e priorização na execução das ações sanitárias no âmbito do Sistema Nacional De Vigilância Sanitária – SNVS.
Prefeito Emerson Maas deu as boas vindas a todos e ressaltou a importância da oficina, como forma de se discutir sobre ferramentas para os gestores tomarem as melhores decisões com base nas probabilidades e incertezas, tentando fazer o melhor para minimizar os impactos negativos na população.

Tema muito importante nos dias de hoje
Disse ser uma satisfação sediar o seminário, com um tema muito importante nos dias de hoje, principalmente diante dos eventos recentes que assolaram o Brasil, como a  COVID 19 e as últimas intempéries, como  as enchentes que afetaram a região. “Você nunca sabe o que vai acontecer no futuro, o que teremos nos próximos anos, de risco para a saúde de todos, e para estarmos preparados diante dessas incertezas, nós precisamos saber gerenciar riscos”, afirmou. Segundo Maas, os riscos estão relacionados às incertezas, por não sabermos o que vamos enfrentar . ‘Esse é um grande desafio, porque não sabemos o que vamos enfrentar e por isso precisamos conhecer e usar ferramentas que nos ajudem a entender e tomar as melhores decisões. Não sabemos se as decisões serão as mais acertadas, mas elas precisam ser tomadas e para isso precisamos ter noções das ferramentas necessárias, tentando fazer o melhor, minimizando os impactos para a população’, concluiu.
O secretário municipal de Saúde, Plínio Saldanha disse sentir muito orgulho em sediar a oficina. “Nós estamos falando de gestão, de prevenção e de mapeamento de riscos, e isso, no nosso caso, vem trazer prevenção, vem salvar vidas, vem melhorar a qualidade de vida para nossa população”, afirmou. Para o secretário, o evento é significativo não só para Mafra, mas para todo Planalto Norte de Santa Catarina. “Como auditor da norma de qualidade, me sinto prestigiado por esse evento”.

Discussão com as equipes municipais, regionais e estaduais
Os programas de incentivos à melhoria da organização, da gestão e da execução das ações de Vigilância Sanitária, visam promover a discussão com as equipes municipais, regionais e estaduais que compõem o sistema. A Programação da 1ª Oficina Regional de Mafra Gestão de Qualidade e Gerenciamento de Risco constou das seguintes atividades:
– Palestra  Motivacional com  Dr. Sidney Schlossmacher;
– Palestra sobre Sistema de Gestão da Qualidade, com Janete Ferreira Pinheiro, representante da DIVS;
– Palestra sobre Gestão do Risco Sanitário com Prof. DR. Marcus Vinícius Teixeira Navarro, Coordenador do Lab Pro Saude/Instituto Federal da Bahia;
– Palestra sobre A Importância da Implantação do Projeto “Qualificação Da Gestão das Ações Estratégicas de Vigilância Sanitária no SNVS, com Bruno Zanetta, Coordenador de Projetos, do Hospital Oswaldo Cruz;
– Palestra  sobre A Experiência Exitosa da Visa Florianópolis, com Luiza Moritz Age Tokarewicz, Fiscal de Vigilância em Saúde  da SMS da Prefeitura de Florianópolis;
Palestra sobre os Desafios para Integração das Ações de Vigilância Sanitária: Planejamento e Atuação dos Entes do SNVS, baseados na Gestão da Qualidade e no Gerenciamento do Risco Sanitário, com Mestre Alex Sander Duarte da Matta, da Anvisa;
– Palestra  motivacional DIVS