Ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mafra

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico tem como objetivo estratégico dotar a Prefeitura de Mafra de condições adequadas para agregar valor à produção do setor primário, fomentar o setor secundário e a prestação de serviços. Como resultado das ações enfatizadas pelo Executivo Municipal, Mafra apresenta crescimento   econômico acima de muitos municípios catarinenses.

Encontra-se no 35° lugar em arrecadação no Estado. O Município tem entre suas prioridades inicialmente o incentivo às empresas locais e posteriormente incentivar as instalações de novas industrias com projetos de qualidade, gerando mais impostos, novos empregos e contribuindo para o crescimento local e da região. Esta desenvolvendo estudos de áreas na BR 280 e BR 116 que venham atender a realidade do novo Plano Diretor, para que poder proporcionar área com infra-estrutura para instalação de novas empresas.

Incentivos para novas instalações

O Executivo Municipal vem buscando   junto ao governo estadual a vinda do Gás Natural à Mafra, como forma de atrair novos empreendedores.

Iniciou estudos para a adequação da lei de incentivos fiscais, em parceria com governo dentro da lei de responsabilidade fiscal, fomentando a instalação de novas empresas de pequeno e médio porte. Está desenvolvendo um programa empresarial, criando ambiente favorável para a atração de novos empreendimentos, gerando novos empregos, mais impostos e conseqüentemente aumentando a receita do município.

Outra meta é buscar novas alternativas produtivas para agregar valores que venham contribuir para o desenvolvimento.

Estão em andamente os projetos de levantamento do Perfil-sócio econômico, em parceria com ACI e UNC e o de Planejamento Estratégico do Município  Conveio com SEBRAE. Números de Mafra

No ano de 2005 registrou a abertura de empresas de pequenas e médio porte, sendo:

– 30 empresas industriais em diversos ramos de atividades;

– 203   negócios comerciais em diversos ramos;

– 155 novos prestadores de serviços;

– 2 associações esportivas e recreativas;

– 1 órgão público.

Em 2006, até o mês de abril teve como novas aberturas de empresas   pequenas e de   médio porte:

– 7 empresas industriais, em diversas atividades;

– 26 prestadores de serviços;

– 48 empresas comerciais; em diversos ramos,

– 1 associação esportiva e recreativa.