Fruticultura em vias de implantação em Mafra

Cerca de 20 produtores já se definiram pelo cultivo da maçã em Mafra

A implantação da fruticultura de clima temperado no município de Mafra entra em sua fase decisiva, após a realização de excursões à     propriedades que já possuem pomares de maçã no Município de Monte Castelo. O projeto vem sendo desenvolvido em parceria pela Prefeitura de Mafra e Epagri, já tendo sido realizadas 7 viagens com aproximadamente 70   agricultores mafrenses com a finalidade de observarem na prática os aspectos inerentes ao cultivo da maçã.

Todo o processo de incentivo à implantação da fruticultura em Mafra iniciou neste ano, com reuniões entre parceiros e produtores interessados. Mais recentemente, no mês de junho, cerca de 90 produtores participaram de reunião de motivação, quando foram demonstradas experiências de Monte Castelo, cujo programa teve seu início no ano de 2002, além de terem sido colocados posicionamento a respeito de financiamentos possíveis e estabelecidas estratégias de implantação da fruticultura no município.

A etapa que se seguiu foi a de proporcionar aos produtores que mostraram real interesse no cultivo da maçã, maiores detalhes para que pudessem decidir efetivamente quanto a sua implantação. Como resultado concreto, 20 produtores mafrenses já se definiram para implantação de pomares em suas propriedades a partir do mês de agosto.

O Prefeito Jango Herbst reafirmou total apoio para que a fruticultura venha a ser mais uma opção de renda para o agricultor mafrense. Quando somamos esforços caminhamos para que prevaleça o bem comum e hoje vemos várias entidades trabalhando juntas para que se viabilizem novas alternativas para o campo, trazendo desenvolvimento social com distribuição de renda, afirmou.

Conforme informações do Gerente Regional da Epagri, Luiz Fernando G. de Souza,   o próximo passo será a visita de um técnico em fruticultura nas propriedades, para escolha de área, coleta de amostra de solos e elaboração de projetos técnicos para viabilizar financiamento junto às instituições financeiras.