Coleta de materiais recicláveis acontece duas vezes por semana em Mafra

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente informou que a coleta de materiais recicláveis está mantida em Mafra, acontece duas vezes por semana, graças a parceria entre a Prefeitura de Mafra e a  Seluma.  As coletas são feitas às quartas e sextas feiras, a partir das 9 horas. Para a realização deste serviço, a cidade está dividida em dois setores: o primeiro compreende os bairros Jardim América, Vila Clementina, Bairro Buenos Aires, Bairro Vila Ferroviária, Alto de Mafra, Centro, Vila Ivete, Vila Solidariedade, Santa Filomena, Jardim Cristal, Vila Grossel e Vista Alegre. O segundo setor compreende os bairros do Km 9, Faxinal, Vila Formosa, Bairro do Passo, Restinga, Vila Nova 1 (Novo Horizonte) e 2 (Móveis Fritz).

Meio Ambiente Limpo

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade, pois além de representar grande vantagem para o meio ambiente com a diminuição da poluição dos solos e rios, traduz-se como de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável do planeta e como fonte de renda para muitas famílias. A Secretaria pede à população que colabore com o meio ambiente e faça a separação dos materiais em suas casas. Caso o caminhão não esteja passando em sua casa, favor entrar em contato com  a Seluma, pelo telefone 3642-1947 ou com a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 3641-4036.

Materiais recicláveis

– Papel – Aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos, impressos em geral;

Plásticos – Tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes. Embalagens Tetra Pak podem ser separadas juntamente com o plástico.

– Metal – Latas de alumínio (ex. latas de bebidas),latas de aço (ex. latas de óleo, sardinha, molho de tomate),
tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros…

– Vidro – Podem ser inteiros ou quebrados. Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos, embalagens.

Medicamentos – os medicamentos vencidos ou em desuso devem ser encaminhados aos postos de saúde ou farmácias.

Óleo de cozinha – pode ser depositado nas urnas próprias de recolhimento nos Supermercados Mig.

Verifique nos supermercados as orientações quanto a forma de descarte do óleo de cozinha. Todos os materiais devem estar separados, limpos e secos.

Saiba quando o caminhão passa no seu bairro:

Setor

Bairros

A partir das

Dias

Jardim América

Vila Clementina

Bairro Buenos Aires

Bairro Vila Ferroviária

Alto de Mafra

Vila Ivete

Vila Solidariedade