Comunidade contemplada com o tratamento de esgoto recebe orientações.

A Prefeitura de Mafra em parceria com a CASAN está desenvolvendo um projeto socioambiental, que tem como objetivo principal levar o conhecimento e esclarecer a comunidade da sub-bacia 04 (área central) sobre as mudanças que ocorrerão com a implantação do tratamento de esgoto que esta em andamento no município.

Segundo informações da Engenheira Química Elisabete Gava, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e uma das responsáveis pelo programa, a escolha desta área foi em virtude de concentrar a maior população por km² (residente e usuário), onde residentes no local são 5.810 habitantes. Mafra é um dos municípios do estado de Santa Catarina, contemplados com os recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para implantação e melhoria do Sistema de Esgotamento Sanitário. (Tratamento de Esgoto).

As informações estão sendo levadas à população através de palestras realizadas desde o dia 13 de outubro de 2008 em  escolas, grupos de serviços, igrejas e associações. Foram dois meses de palestras até que todas as entidades que estão inseridas fossem informadas sobre a implantação do tratamento de esgoto no município. São parceiras na divulgação, transformando o Projeto Socioambiental em uma grande rede de informação para a população da área contemplada as seguintes entidades: Hospital São Vicente de Paula e Maternidade Dona Catarina Kuss, Universidade do Contestado (Unc), Rotary Clube e palestras nas instituições CEMMA (Centro de Educação Municipal de Mafra) na Escola Especial "Irmã Inês" APAE, CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos), Escola Básica Profº Mário de O. Goeldner, CEDUP Centro de Educação Infantil Pedacinho do Céu, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Igreja Matriz São José e Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O projeto socioambiental desenvolvido pela Prefeitura de Mafra (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente), esta sob responsabilidade das funcionárias da Prefeitura Municipal, Elisabete Gava, Engenheira Química, Janete O. de Almeida, Assistente Social e Rosiméri Souza Farias, Psicóloga.  Elas avaliaram como positivo o primeiro ciclo de palestras. "A população residente na área contemplada aprovou a implantação do tratamento de esgoto. O mesmo sentimento foi manifestado pelas pessoas que residem em outras bacias demonstrando interesse para que o benefício chegue a seu bairro o mais rápido possível.", declarou Elisabete Gava.