Preços elevados levam Prefeito a cancelar licitação para aquisição de pedras

Tendo por motivo principal o interesse público, o Prefeito de Mafra Jango Herbst cancelou nesta semana o processo de licitação para aquisição de 15 mil m3 de rocha tipo cascalho e 10 mil m3 de brita 02.  O processo de licitação nº. 438/09 – Pregão Presencial n° 055/09 foi aberto no dia 10 de junho tendo como vencedor do item 1 a empresa  que apresentou o valor de R$ 16,44 por metro cúbico de cascalho e do item 2 a empresa  que apresentou o valor de R$ 47,00 o metro cúbico de brita nº. 2. Os totais por objeto ficaram em R$ 246.600 para cascalho e R$ 470 mil para brita, somando R$ 716.600 mil.

No entender do Prefeito apesar do município realizar a compra através da modalidade de pregão presencial que possibilitou baratear o custo do produto em cerca de 63 mil reais em relação ao preço de mercado, os valores ficaram extremamente acima do que o município costumava pagar antes da interdição das pedreiras.

Como exemplo citou que o município pagava em janeiro de 2008, R$ 2,50 o metro cúbico para detonação e exploração das pedreiras de São Lourenço, Vila Grein, Rio da Areia de Baixo, Rio da Areia do Meio e Vila Ruthes, além de arcar com um custo mensal de aluguel das pedreiras, no valor de aproximadamente 1 salário mínimo. "Não posso concordar com os custos que o município deve arcar hoje com a aquisição de pedras e que na realidade serão pagos pelo contribuinte, sendo que há cerca de 1 ano, antes da interdição das pedreiras, se pagava uma quantia ínfima", declarou.

O Prefeito Jango cancelou o pregão presencial nº. 055/09 e já determinou a realização de novo processo.