Encontro promove discussão sobre políticas públicas

O programa do Governo Federal "Territórios da Cidadania" tende a melhorar a qualidade de vida da população do meio urbano e principalmente rural

Na última terça-feira, 23 de junho, aconteceu a audiência pública para apresentação do programa "Territórios da Cidadania", coordenado pela Agência de Desenvolvimento Regional Integrado do Planalto Norte Catarinense – ADRPLAN, com o apoio da Prefeitura Municipal de Mafra. Este programa objetiva promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania, como superação da pobreza e geração de trabalho e renda, por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.
O município de Mafra integra o Território da Cidadania Planalto Norte – SC, que abrange uma área de 10.466,70 Km² e é composto por 14 municípios. A verba destinada ao Território da Cidadania Planalto Norte – SC, pelo Governo Federal, ao longo de 2009 é de R$ 116, 6 milhões para ações de apoio a atividades produtivas, de cidadania e desenvolvimento social e qualificação da infraestrutura.
Participação
Cerca de 40 pessoas, entre representantes de entidades e secretarias, participaram do encontro e puderam familiarizar-se com este programa. Assuntos como abordagem territorial, agenda social e funcionamento do programa foram apresentados aos presentes. De acordo com palestrante, o consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Alexandre da Silva Santos, o programa vai trabalhar em diversas áreas. "As ações serão para o meio rural e para a cidade, atuando na articulação de políticas públicas como saúde, educação, cultura, entre outras", comenta.
Delegados
Na ocasião também foram escolhidos delegados, sendo dois representantres do poder público e dois da sociedade civil organizada, além de seus suplentes. Estes delegados tem a função de representar o município dentro de um colegiado territorial, além de auxiliar em propsições de projetos que beneficiem o território e o seu próprio município. Para a delegada representante da sociedade civil organizada, Maria Bernadete Kolbos, a prioridade é atender os mais carentes. "Tenho muitos projetos para aprersentar, principlamente que beneficiam crianças e adolescentes. Quero trabalhar bastante com a área social, priorizandoos bairros mais carentes".

Conheça seus representantes do "Territórios da Cidadania" em Mafra

Representantes do poder público
Titular: Áurea Bastos Davet (Secretaria Municipal da Criança e Ação Social) e Suplente – Ivan Dutra (Secretaria Municipal do Programa Bolsa Família)
Titular: Terezinha Wisnievski (Secretaria Municipal da Habitação) e Suplente – (Interino) Eliseu Pereira (Secretaria Municipal da Agricultura)

Representantes da sociedade civil organizada
Titular: Maria Bernadete Kolbos (Associação de bairro Vila das Flores) e Suplente – Pedro Correa de Almeida (Associação de bairro Vila Nova)
Titular: Ivanir Luiz Basso (ACEPAM) e Suplente – Aristeu Witt (Associação Portal Verde).