Secretaria da Educação capacita professores

educar com ética, amor e alegria, potencializar talentos e atualizar constantemente os professores da rede municipal de ensino são os objetivos da capacitação

A Secretaria de Educação de Mafra começou na última quarta-feira, 10, o processo de capacitação de professores da rede municipal de ensino, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Com um dia inteiro dedicado à capacitação, os mais de 350 professores assistiram às palestras "Educar é potencializar talentos", "Educando com ética, amor e alegria" e "O poder da memória", proferidas pelo palestrante, Professor Claudino Kosteski.

A importância desta capacitação foi destacada pela Secretária de Educação do Município, Marise Valério Braz de Oliveira ao afirmar que a qualidade na educação mafrense se deve ao comprometimento do Prefeito Jango Herbst e na crença de uma educação digna, onde todos são valorizados. "Vocês fazem a diferença, preocupados em ensinar ao nosso aluno, pois ele precisa acreditar, assim como nós, que a felicidade está ao seu alcance". Ela também ressaltou que esta capacitação é necessária para que todos aprendam novas práticas pedagógicas.

Para o Prefeito Jango Herbst investir na formação do professor tem sido uma constante preocupação da Administração Municipal, fato que se confirma com os índices aplicados na educação para desenvolvimento de ações que incluem desde a adequação dos espaços físicos – com a construção de novas unidades, reforma e ampliação das já existentes – na constante reposição e inovação dos materiais didáticos pedagógicos e nos incentivos dados aos alunos, com a distribuição de uniformes e material escolar, além de uma alimentação escolar de qualidade nutricional. "A LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) manda que se aplique 25% da arrecadação municipal na educação. Nunca deixamos de aplicar menos de 27%. E se a educação de Mafra, é um exemplo para o Estado, é devido a vocês, profissionais da educação", ressaltou o Prefeito.

Ele também falou sobre a Escola Técnica "um presente que Mafra recebeu do Governo do Estado" que contará com seis cursos técnicos e oito laboratórios. Além dos investimentos na educação local, Jango expôs outras conquistas do município como esgotamento sanitário na área central da cidade, compra de maquinário, e ainda, a aquisição de dois novos ônibus escolares.

Esta capacitação, segundo a Secretária, é a primeira de muitas que acontecerão este ano, pois visam o aprimoramento constante do profissional da educação. "Potencializar talentos e atualizar constantemente os professores da rede municipal de ensino são os objetivos das capacitações que pretendemos realizar em 2010", finaliza a Secretária.