Mafra disputará contra a cidade cubana de Menedez

Dia do Desafio 2016

A cidade de Mafra participará de mais uma edição do Dia do Desafio, que é uma campanha mundial  de incentivo à vida ativa e à adoção de hábitos saudáveis para as pessoas. Neste ano, Mafra – que conta com 52.916 habitantes – competirá contra a cidade de Menedez, de Cuba, que possui 50.815 habitantes.  O lançamento do Dia do Desafio 2016, em Mafra aconteceu na última segunda-feira,  dia 16, no SESC. A data para a prática esportiva  será 25 de maio de 2016, quando milhões de pessoas em todo o mundo vão parar por pelo menos 15 minutos para uma atividade física.

O Dia do Desafio – você se mexe e o mundo mexe junto – consiste em um dia em que a cidade tenta fazer com que um maior número de pessoas se exercite por 15 minutos. Esses exercícios são registrados. Ganha a cidade que conseguir um percentual maior de participantes, em relação ao seu número de habitantes.

Como participar

Segundo a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Mafra, Estela Maris Bergamini, podem participar empresas, escolas, academias de ginásticas ou mesmo pessoas individuais ou em grupo, porem é fundamental o registro dessas participações. “Depois do exercício o cidadão deve ligar para 3642-0488 (Secretaria de Cultura) e 3642-5302 ou 3642 5747 (SESC/Mafra) e comunicar a  atividade praticada”, explicou e conclamou a população: “vamos todos participar, pois serão apenas 15 minutos dedicados à saúde”.

Qualquer atividade é valida para colocar o corpo em movimento, podendo ser caminhadas, ciclismo, corrida, jogos como futebol ou voleibol, exercícios em empresas, gincanas, jogos e brincadeiras de movimento, aulas abertas de dança,, bailes,  natação, hidroginástica, yoga, pilatis, tai chi chuan, alem de artes marciais como judô ou atletismo.