Ação Social de Mafra vai realizar pré-conferências municipais nos bairros

Atividade é preparatória para VIII Conferência Municipal de Ação Social

A Secretaria da Criança e Ação Social de Mafra realiza a partir do dia 3 até 12 de maio pré-conferências, em 16 localidades, que visam a participação da população, um preparatório para a VIII Conferência Municipal da Assistência Social, em 1º de junho em Mafra. A Secretária da pasta, Áurea Bastos Davet, explicou que estas ações servem para que haja maior proximidade entre a Secretaria e as localidades. "As pré-conferências tem o objetivo de levar a comunidade a debater mais sobre os serviços prestados na área de assistência social bem como identificar as demandas por novos serviços", disse.

Pré-conferências

Equipes técnicas da Secretaria e conselheiros municipais de assistência social irão a cada uma das 16 localidades ouvir a comunidade. De acordo com Áurea a escolha dos locais não foi aleatória. "Tomou-se como referência a divisão elaborada pelo nosso plano diretor, que determina bairros e localidades próximos", explicou. Nas pré-conferências serão abordados assuntos como a política municipal e nacional de assistência social e suas diretrizes, além de serem um canal para a comunidade refletir quais são as suas demandas e problemas sociais relevantes, bem como a prioridades na localidade e avaliar os serviços que já existem. "A ação social de Mafra presta atendimento a família, ao idoso, criança, adolescente e gestante. A população também pode contar com serviços e benefícios como o de suplementação alimentar (cestas básicas), programa do leite, auxílio funeral e natalidade", completou Áurea.

Participação

A Secretaria da Criança e Ação Social solicita às localidades para que estas se organizem para participar das reuniões, que conforme cronograma acontecerão as terças, quartas e quintas-feiras, a partir do dia 03. As reuniões estão programadas para acontecer sempre às 14 horas, nos salões das igrejas, escolas ou Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. "Nas reuniões apresentaremos dados e registros de atendimentos gerais bem como dados fornecidos pelas Secretarias da Saúde, Educação e Bolsa Família sobre os atendimentos realizados por localidade", finalizou a Secretária.

CALENDÁRIO

LOCALIDADE

03/05

Rio da Areia de Cima

04/05

Bituvinha, Rio Preto do Sul, Avencal de Cima

05/05

Augusta Vitória, Butiá dos Taborda, Saltinho do Canivete

10/05

São Lourenço, Bela Vista do Sul, Vila Ruthes

11/05

Espigão do Bugre, Restinga, Faxinal

12/05

Vila Nova, Nossa Sr.ª Aparecida (Vila Argentina, Vila Ferroviária e Vila Clementina), Vila Ivete

01/06

VIII Conferência Municipal de Assistência Social

Informações: Secretaria da Criança e Ação Social, telefone: 3643-7181.