Frota de táxi de Mafra será padronizada

A Prefeitura Municipal de Mafra publicou no dia 19 de setembro o Decreto Municipal nº 3433/2011 que estabelece uma nova padronização visual para a frota de táxi do município. O decreto foi resultado do diálogo entre administração municipal e taxistas e vai garantir mais segurança para passageiros e motoristas.

Segundo o diretor de trânsito do Departamento Municipal de Trânsito de Mafra (DETRAMM), Haroldo Heyse, a padronização vai facilitar a identificação dos veículos pela fiscalização municipal e pelos usuários em geral. "Desde o ano passado, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Milton Antunes, vem se reunindo com representantes do sindicato dos taxistas para discutir esse novo layout", afirmou o diretor.

Padronização

De acordo com o decreto, "os permissionários do serviço de táxi terão prazo de 30 dias para se adequarem às disposições, passando por vistoria e cadastramento junto ao DETRAMM, com exceção da cor e do período do uso dos veículos, cujo prazo para adequação será até 31 de setembro de 2012".

A partir de agora, os automóveis que prestam serviço de táxi na cidade devem apresentar adesivos laterais (na cor na azul, se o veículo for branco, e na cor branca para veículos de outras cores), para identificação do serviço, número de ordem e ponto.

Haroldo Heyse lembra ainda que todos os táxis passarão por vistoria e os mesmos devem conter instalados em seu interior, taxímetro. "Esta fiscalização vai coibir a existência de veículos clandestinos", disse. Ele explicou ainda que, de acordo com o decreto, os veículos deverão ser da cor branca, dotados de quatro portas, com no máximo cinco anos de uso.

Frota

Mafra conta hoje com uma frota de 57 táxis e 17 pontos. Além da padronização visual dos veículos, o decreto determina que na realização do cadastramento dos veículos da categoria de aluguel, o DETRAMM emitirá uma identificação de uso obrigatório. "Estamos providenciando credencial de identificação do permissionário e também do motorista auxiliar, a fim de proporcionar maior segurança ao condutor e também ao passageiro", concluiu Haroldo.