Condomínio Andaluzia: Famílias pré-selecionadas tiram dúvidas antes de receberem as chaves dos apartamentos

Para prestar informações  antecipadas e esclarecer dúvidas dos futuros moradores do condomínio Andaluzia, principalmente em relação à assinatura dos contratos, documentação necessária, sorteios,  vistoria e valor das prestações dos apartamentos, além das novas etapas até a entrega oficial, aconteceu na  noite da última quinta-feira, 12 de janeiro, no Salão Nobre do Barão de Antonina, reunião promovida pela Prefeitura de Mafra e Caixa Econômica Federal para as famílias pré-selecionadas do Condomínio.

Estiveram presentes cerca de 280 pessoas que ouviram atentamente todas as recomendações e informações prestadas tanto pela Caixa Econômica, quanto pela Secretaria Municipal de Habitação. O que chamou a atenção dos candidatos a proprietários dos apartamentos foi o valor das prestações, que serão de no mínimo R$ 50,00 e no máximo R$ 160,00, dependendo da renda familiar.  Ao final da reunião todos os pré-selecionados receberam uma relação com os documentos a serem providenciados e uma senha com dia e hora marcada para apresentá-los na secretaria.  Esses documentos serão então repassados à Caixa para análise final.

Esclarecimentos

A Gerente Regional da Construção Civil para região Norte da Caixa Econômica Federal, Janice Werka Vieira destacou a importância do momento, principalmente em relação ao esclarecimento de todas as dúvidas dos futuros mutuários. "Nós achamos importante chamar essas pessoas antecipadamente, pois o beneficiário deve ter ciência de que a moradia é para a pessoa ou a família que assinou o contrato   sem poder vender, alugar ou ceder", explicou. Durante a reunião ela lembrou que o futuro mutuário terá direitos e  deveres, principalmente em relação ao pagamento em dia do imóvel. Ela destacou a preocupação em relação ao fato de que os futuros moradores nunca moraram em condomínios, por isso a importância de um preparo maior por parte dos técnicos sociais da Caixa e da Secretaria da Habitação.

A Secretária  Municipal de Habitação, Teresinha Wisnievski  falou da importância e da emoção do momento  da reunião, e também da confiança dos futuros proprietários, nas instituições que estão trabalhando em prol da habitação no município. "É muito emocionante ver nos olhos das pessoas a confiança e credibilidade em tudo o que explicamos. É o resultado do trabalho sério que o Prefeito Jango Herbst tem realizado  em prol  de moradias dignas para a população", declarou lembrando ainda a credibilidade também da Caixa.

Os presentes receberam informações também de que técnicos sociais desenvolverão trabalho para auxiliar as famílias a viverem em condomínio, esclarecendo sobre os direitos e deveres de todos os futuros moradores.

A gerente da Agencia da Caixa em Mafra, Irene Schwarz explicou como deverá se proceder em relação aos contratos. Para ela o Condomínio que hoje se apresenta em fase de conclusão, é fruto de uma luta árdua que contou com total empenho e apoio do Prefeito Jango Herbst e da Secretária Teresinha Wisnievski.

Presente não esperado

Mayara e Anderson Hirose estão entre os pré-selecionados para serem proprietários de um apartamento no Condomínio Andaluzia. Casados há cerca de 1 ano e morando em casa de familiares, não vêem a hora de entrar na sua casa própria. "Isso tudo é excelente. É o que a gente estava procurando e será muito importante para o começo na nossa vida a dois", declararam. Caso se confirme a seleção, consideraram como um presente inesperado.

Andreia Piaz, moradora da Vila Ivete  disse ver todo o processo como uma coisa muito boa. "Devemos aproveitar a oportunidade que a Prefeitura e  a Caixa estão dando para nós termos um lar para morar. Estou bem satisfeita, entendi tudo o que eles explicaram e sei que vão ter outras etapas ainda para a escolha final", concordou.  E  declarou que "uma oportunidade como essa a gente não vai ter mais. É como um sonho realizado".

Condomínio Andaluzia

– 144 apartamentos de 44 m² na Vila Ivete, do Programa Minha Casa Minha Vida, para famílias com renda de até 3 salários.

– R$ 6.480.000,00 de recursos do Governo Federal – Fundo de Arrendamento Residencial e contrapartida do Município.

– R$ 45 mil reais é o valor inicialmente avaliado o apartamento.

– R$ 19.200,00 é o valor máximo a ser pago pelo mutuário. O restante é subsídio do Governo Federal

– R$ 6 mil é o valor mínimo a ser pago pelo Mutuário — o restante é subsídio do Governo Federal

– 120 é o total de  prestações a serem pagas, não podendo as parcelas serem superior a 10% da renda familiar, com prestação mínima de R$50,00.