Mafra adere ao Pacto Nacional pela Redução de Acidentes: Parada pela Vida

O município de Mafra registrou em média, dois acidentes de trânsito por dia, nos três primeiros meses de 2012, com danos materiais e lesões corporais (dados fornecidos pela Policia Militar de Mafra), o que levou o Departamento de Trânsito do Município de Mafra (DETRAMM) a reunir-se na última quinta-feira,3, às 13h30 nas dependências da Prefeitura com órgãos estaduais, federais e representativos da sociedade (ACI – presidente Nereu Martins Carvalho, Policia Rodoviária Federal – delegado regional Luciano Crisafulli, guarnição especial da Policia Militar de Mafra – 2º sargento João Pedro Grochoiski, 3º sargento Gilberto Rodrigues Bastos, representante da autoescola Mega -Ramon Lima e representante da Guarda Municipal – Altamiro Soares Pinto. O objetivo do encontro foi de que em conjunto haver uma mobilização com agentes públicos e a sociedade civil e militar pela redução da violência no trânsito no Município.

Estas parcerias irão intensificar ações de conscientização aos condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas para que respeitem as sinalizações de trânsito, velocidades e em especial as faixas de pedestre.

A fim de fazer com que a fiscalização e as regras sejam percebidas como algo benéfico para toda a sociedade, independente da presença ostensiva de fiscalização.

Este será o grande desafio conforme relatou o diretor do Departamento de Trânsito, Haroldo João Heyse. "Minimizar essas estatísticas pelas transgressões as regras de trânsito, é fazer com que o cidadão reflita sobre a forma de agir no trânsito". Segundo ele, as soluções para os problemas que o trânsito oferece, vai muito mais além do que construções de vias, acessos e sinalizações. "Não existe uma fórmula concreta, precisamos sim construir a via da educação, educar não só motoristas, mas sim o cidadão", ressaltou.