I Feira de Saneamento Básico conquista público com trabalhos criativos

Evento contou ainda com teatro, apresentação de dança e premiação de vencedores dos concursos de paródias e gincana do óleo saturado

Desde 2011 a Prefeitura de Mafra, através do Projeto Sócio Ambiental SES/Mafra – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – vem trabalhando o tema saneamento básico com a população e estudantes de escolas em torno da Bacia 4.

Para encerrar a primeira etapa de trabalhos, o SES realizou a I Feira de Saneamento Básico na última quarta-feira, 7, durante o dia todo, no ginásio de esportes da EEB Barão de Antonina.

Atrações

Quem passou pela Feira pode conferir de perto os estandes das escolas e instituições envolvidas como Recivida, Casan, Apae e Seluma. O CEJA e o CEDUP, além da EEB Barão de Antonina, CEMMA, EEB Mário de Oliveira Goeldner, CEM Anjo da Guarda, CEIM Breno Cauan Garcia e Padacinho do Céu expuseram trabalhos realizados pelos alunos. Foram expostos maquetes, textos, painéis e até jogos interativos para as crianças se divertirem e aprenderem mais sobre preservação do meio ambiente.

Durante o dia também houve a premiação dos vencedores do concurso de paródias e da gincana do óleo saturado (confira abaixo os premiados da gincana). Apresentações teatrais do CEMMA com a peça "Eu e meu rádio – saneamento básico" e do Anjo da Guarda, com "A turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo em atitudes de sustentabilidade", de dança da APAE, de paródias e um desfile de modas de roupas confeccionadas com matérial reciclável do CEM Anjo da Guarda animaram o evento.

Para a Assistente Social do SES/Mafra, Valéria Grossl Mendes da Silva, a Feira é a conclusão de um trabalho de mobilização em prol da implantação do saneamento básico no município. "Esta Feira é a conclusão de um trabalho efetuando desde 2011 junto às escolas, em parceria com terceiro setor e empresas como a Casan, Seluma, Rigesa e Afubra, além das secretarias municipais da educação e governo e cidadania. Tudo o que foi feito, mostra a necessidade da implantação do esgotamento sanitário no município, além da importância para a saúde pública e preservação do meio ambiente", explicou.

Para Valéria, o resultado da Feira foi surpreendente. "É difícil colocar em palavras a grandeza e a minúcia de cada trabalho. Só quem esteve presente pode constatar o envolvimento dos pais, professores, alunos e de todos os que trabalharam em prol da Feira. Valeu a pena", disse.

Próximos passos

O papel do SES junto à população é o de mobilização social, orientando sobre as obras e os benefícios futuros com o sistema de esgotamento sanitário. Nesta primeira etapa, as escolas, empresas e instituições em torno da Bacia 4 receberam equipe da Prefeitura para receber orientações. "Esta foi a conclusão de uma etapa e não do trabalho, pois o SES visa fomentar a educação ambiental no município. O projeto prevê ainda a continuidade das ações nas escolas a fim de não perder vínculo com as mesmas", finalizou Valéria.

Premiação Gincana do Óleo Saturado

Colocação