Mafra participa pelo terceiro ano do Dia do Desafio

• Dia 29 de maio todo mafrense pode participar, mas deve registrar sua ação pelo telefone 3642-0488

No dia 29 de maio a cidade de Mafra participará pelo terceiro ano consecutivo do Dia do Desafio, que é uma campanha mundial de incentivo à vida ativa e à adoção de hábitos saudáveis para as pessoas. Neste ano – com 52.916 habitantes – Mafra competirá contra a cidade de Jinotega, da Nicarágua, que possui 99.382 habitantes.  Em 2011, venceu a cidade de El Torno, da Bolívia registrando 12.423 pessoas participando, o que representou 24% da população.  Em 2012, embora o município tenha conseguido a adesão de 18.410 pessoas, representando 37,77% da população, ainda assim perdeu para a cidade cubana de Cotorro.

O Dia do Desafio – você se mexe e o mundo mexe junto – consiste em um dia em que a cidade tenta fazer com que um maior número de pessoas se exercite por 15 minutos. Esses exercícios são registrados e ganha a cidade que conseguir um percentual maior de participantes, em relação ao seu número de habitantes. O lançamento do evento de 2013 para as cidades catarinenses aconteceu no dia 15 de maio, em Lages, em solenidade com representantes dos municípios participantes.

Como participar

Segundo o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Mafra, Rafael Kondlatsch, podem participar empresas, escolas, academias de ginásticas ou mesmo pessoas individuais ou em grupo, porem é fundamental o registro dessas participações. "Cada cidadão que participar deve ligar para 3642-0488 e comunicar a  atividade praticada", explicou.

Ele salientou que qualquer atividade é valida para colocar o corpo em movimento, citando como exemplo caminhadas, ciclismo, corrida, jogos como futebol ou voleibol, exercícios em empresas, gincanas, jogos e brincadeiras de movimento, aulas abertas de dança, bailes,  natação, hidroginástica, yoga, pilatis, tai chi chuan, alem de artes marciais como judô ou atletismo.

Participam do dia do desafio 2013 os seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Ilhas Falkland, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Republica Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Participe e Registre sua ação pelo telefone 3642-0488