Programa para diabéticos visa melhorar a qualidade de vida e o controle da doença

A Secretaria Municipal de Saúde de Mafra está estruturando grupos para acompanhamento de diabéticos com a finalidade de ampliar os cuidados à saúde desta população. Tal medida levou em consideraçãoo aumento da ocorrência de diabetes tipo 2 e a dificuldade de controle da doença por portadores de diabetes tipo 1e 2.

No “Programa de controle do Diabetes” o paciente receberá orientações relacionadas à doença envolvendo profissionais da área de enfermagem, medicina, nutrição e psicologia, com o intuito de aumentar a eficiência do controle da patologia, assim como evitar agravos e promover qualidade de vida.

Objetivos

O “Programa de controle do Diabetes” tem por objetivos monitorar o paciente portador de diabetes; informar o paciente dos cuidados básicos sobre o diabetes para que tenha melhora do nível glicêmico; reduzir as complicações da doença; tornar o tratamento do diabetes mais efetivo.

Encontros

Os encontros começarão no dia 14 de abril, para os moradores da Vila Nova, CAIC, Restinga e Interior.  No dia 28 de abril reunirá os moradores do Espigão e Faxinal, São Lourenço, Centro e Jardim América. Os encontros serão quinzenais. O grupo de pacientes que usam insulina vai se reunir às segundas-feiras às 13 horas e o grupo de pacientes que usam somente medicamentos via oral, nas segundas-feiras às 14h30.Os pacientes diabéticos podem obter mais informações na unidade de saúde de sua referência ou com as agentes comunitárias.

A senhora Sueli, que há pouco tempo descobriu ser portadora da diabete tipo 2,  destacou a importância deste programa ser inserido em  nosso município. Disse que sempre perguntava pros médicos que as consultava sobre um acompanhamento especifico quanto a medicação, dieta alimentar referente aos diabéticos, pois se sentia perdida e desprotegida. A mesma parabenizou toda a equipe da Secretaria Municipal da Saúde e afirmou sentir-se honrada de ser tão valorizada como ser humano.

Capacitação

Com o objetivo de gerar um processo de interdisciplinaridade entre os profissionais participantes do programa aconteceu no dia 28 de março de 2014, no Campus UnC/Mafra, capacitação envolvendo discussão da proposta com os pacientes insulino dependentes, agentes comunitárias e profissionais do ESFs.