Escola Avencal São Sebastião vai além das matérias curriculares

A Escola Avencal São Sebastião, da localidade de Avencal de Cima vai além das matérias curriculares e atua como educadora quando ao respeito ao meio ambiente e à solidariedade entre as pessoas. Desenvolve com os alunos, há vários anos, na disciplina de Educação Física, projeto de sensibilização em ajudar ao próximo e em preservar o meio ambiente, ensinando a importância de reciclar e reaproveitar materiais descartáveis.

E o trabalho realizado no ano passado em parceria com a empresa Arteris – Auto Pista Planalto Sul – foi  a campanha do lacre, que consiste em arrecadar junto aos alunos o maior numero possível de garrafas pet cheias de lacre de latinhas –  são necessárias, em média, 100 garrafas pet de 2 litros cheias de lacre de alumínio para a troca por uma cadeira de rodas.  Com esse trabalho a escola conquistou mais uma cadeira de rodas. “Assim como as demais campanhas, foi um sucesso e superou nossas expectativas”, declarou a direção destacado que “pequenos lacres são transformados em solidariedade demonstrando que mesmo atitudes simples e pequenas podem mudar a vida de muitas pessoas”.

Solidariedade em comunidade

E para concluir a tarefa da amizade, irmandade e caridade, na última semana a equipe da escola Avencal São Sebastião fez a doação da cadeira de rodas para o posto de saúde da Comunidade do Avencal de Cima, ficando disponível para as comunidades do Rio da Areia de Cima, Bituva Papuã, Vila Grein, Vila Pscheidt, Avencal São Pedro, Bituvinha, Rio da Areia de Baixo, Avencal do Meio, Uvaraneira,  entre outras. A escola também possui mais uma cadeira de rodas na unidade que está à disposição de toda a comunidade.

A Secretária Municipal de Educação de Mafra, Estela Maris Bergamini Machado falou da importância de se agregar às disciplinas comuns da escola, ações que dão sentido ao verdadeiro significado da palavra educar. “São trabalhos como esses que dignificam a tarefa da escola, que nos complementam como pessoas inseridas em uma sociedade, transformando-nos em seres sensíveis, que se preocupam com o bem estar do próximo”, declarou.  Ela agradeceu a todos – alunos, pais  professores, funcionários e comunidade pela dedica e exemplo.