“Valores na Adolescência” foi tema de palestra para alunos do 6º ano

Os alunos do 6º ano do Centro de Educação Municipal de Mafra – CEMMA participaram, na última semana, da palestra sobre “Valores na Adolescência”, tema considerado de fundamental importância na atualidade. A palestrante foi a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação, Talita Pacheco Valério, que falou, dentro do tema proposto,- sobre Adolescência, Família, Relação Pais e Filhos e Valores. No mesmo dia ela falou sobre bullying para alunos do 5º ano.

No item valores, a psicóloga abordou questões como respeito, amizade, disciplina, solidariedade e bullying. Na parte da amizade ela enfatizou que o adolescente precisa participar de um grupo de iguais e que é importante analisar que o amigo quer o bem do outro e que não vai estimular ações negativas.  Talita Valério destacou a importância de observar  alguns sinais que podem ser percebidos entre os amigos, como a mudança de comportamento, mudança de apetite e sono, autoagressões e planos ou tentativas de suicídio, indicando que ele precisa de ajuda. Também falou sobre a importância de se resgatar a autoestima, o autoconhecimento, de se reconhecer sentimentos e como lidar com as frustações, além da comunicação e empatia.

A gestora do CEMMA, Marilei Coutinho, explicou que as palestras fazem parte do projeto Iluminar, da Secretaria Municipal de Educação, abordando diversos temas que envolvem o cotidiano escolar  e complementando o trabalho realizado durante o ano escolar. “As palestras complementam o trabalho realizado em sala de aula, que busca a sensibilização em relação aos valores, enfatizando a empatia, a tolerância e a cooperação, para que os alunos sejam multiplicadores na sociedade”, declarou.