Prefeitura de Mafra lança pré-campanha para evitar a prática de dar esmolas

• “Não dê esmola”. Dar esmola não dá futuro e incentiva a permanência do indivíduo na rua e na mendicância

Na última quarta-feira, 28, a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Mafra reuniu membros do poder executivo municipal (servidores públicos das secretarias municipais), do poder legislativo (vereadores) e do poder estadual (Polícia Militar) para lançar a pré-campanha contra a doação de esmola para os moradores e/ou pessoas em situação de rua. Na ocasião, a secretária da pasta, Kátia Borges Saliba, relembrou que desde o final do ano passado a secretaria vem estudando formas de coibir esta ação da população. “Realizamos o mapeamento dos moradores de rua: quem são, de onde são, se possuem família, se tem documentação e por que permanecem nesta situação mesmo com as ações propostas e realizadas pela Assistência Social, como reintegração às famílias, encaminhamentos etc.”, disse. A secretária relatou ainda que, segundo estas pessoas, “Mafra é uma cidade boa e que todo mundo ajuda”. A partir desta premissa, foi elaborada a campanha “Não dê esmola”. Para tanto, foram confeccionados panfletos a serem distribuídos em abordagens educativas e inseridos nas agendas escolares, e placas para serem afixadas nos principais pontos da cidade. Também será feita divulgação nas mídias sociais oficias da Prefeitura e demais veículos de comunicação.

Lançamento
A prática de dar esmola não alivia em nada a situação dos moradores de rua. Esse é o foco da campanha que preconiza que “dar esmola não dá futuro”. No caso de Mafra, a esmola promove a situação de mendicância, além de contribuir para alimentar vícios. Com este consenso, os participantes da reunião decidiram lançar a campanha junto à população no dia 14 de setembro, oferecendo informação e atividades para crianças e adultos, em local a ser definido. Além disso, a população mafrense será conclamada a ser solidária, contribuindo com doação de alimentos ou roupas para instituições necessitadas.

Não dê esmola. Dê a mão

A Secretaria de Assistência Social possui diversos programas de atendimento à criança, ao jovem, ao adulto e ao idoso e conta com uma equipe de profissionais para atendimentos e encaminhamentos. Segundo Kátia, a secretaria está esforçando-se no combate à prática da esmola, a fim de proporcionar à população de rua uma oportunidade de resgate social. “Não podemos obrigar as pessoas a saírem da rua, ou a ir para um abrigo ou voltar para suas famílias, ou até mesmo voltar para a própria casa. Essa população conta com a boa vontade das pessoas e fica na mendicância”, disse. A campanha vem justamente para mostrar à população que ser solidário não é dar esmola, mas fazer com que o outro saia dessa situação de vulnerabilidade dando oportunidade de reintegração, de convívio, de trabalho.

Assistência

Aberta ao público-alvo de vulnerabilidade e risco social, a Secretaria de Assistência Social e Habitação atende de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Para ser atendido, basta comparecer à unidade localizada na rua Benemérito Pedro Kuss, s/n, antiga Estação Ferroviária, de preferência, munido de documentos.

Como avisar sobre situações de vulnerabilidade

A Secretaria dispõe de um telefone para este tipo de atendimento: 47 3645-5085, que funciona durante o horário de expediente.

Ligue para que a Prefeitura possa buscar uma solução para a situação de vulnerabilidade que estas pessoas estão enfrentando. Mostre consciência e atitude de verdade: “não dê esmola”.

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.brFacebook: Prefeitura Mafra Twitter: @PrefeituraMfa

Instagram: prefeitura.mafra

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.