Mafra sedia Seminário sobre a Universidade Federal da Fronteira Sul

Na tarde de quarta-feira, 20,  foi realizado o Seminário para apresentação da proposta para os cursos a serem implementados no Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Planalto Norte Catarinense.  Este ocorreu na sede da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (AMPLANORTE), em Mafra, e contou com a presença de prefeitos, lideranças políticas, sociais e empresariais da região. Em pauta os passos já realizados (histórico), condições necessárias e impactos da instalação.  A comunidade pode se manifestar referente aos cursos propostos e as próximas ações.

Histórico

A luta para a instalação de uma unidade na região foi iniciada em 2013, quando o Prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze era presidente da AMPLANORTE. Desde então, inúmeras ações estão ocorrendo para que se concretize o pleito como: reuniões, audiências públicas, coleta de assinaturas e outras ações. “A instalação de uma instituição pública irá possibilitar o desenvolvimento regional, permitindo o acesso da comunidade ao ensino superior; além de suprir uma demanda por novos cursos relacionados às necessidades locais”, conta o Prefeito Roberto Scholze.

Na oportunidade foram lembradas, também, questões que favorecem a vinda da instituição como: o contexto sócio econômico da região, a questão da saída de jovens para outras localidades para estudar, baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), forte presença da agricultura familiar, necessidade de investimento entre outras. Assim como os impactos favoráveis como investimentos e injeção de recursos, mobilização de investimentos, dinamismo econômico, desenvolvimento regional.

Debate

O professor mestre, Luiz Cláudio Krajevski, ressaltou que a união de todo o Planalto Norte em prol da instalação da universidade é fundamental.  Ele contou que foram cogitadas as áreas de agrárias, humanas, engenharias, licenciaturas e saúde; ficando ao final decidido, inicialmente, pelas áreas de humanas e engenharia sendo os cursos de ciências sociais, engenharias civil e agrícola, ciências econômicas (com ênfase na agricultura e desenvolvimento regional) e administração pública.

O mediador do encontro e Secretário de Educação, Juliano Munhoz, organizou os debates em que representantes dos movimentos sociais, entidades puderam se manifestar.   Os requisitos são: espaço para prática acadêmica, locais para realização de estágios, área adequada (100 hectares), apoio do poder público etc.

A Instituição

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma instituição de ensino superior pública e popular. Abrange os 396 municípios da Mesorregião Fronteira Mercosul – Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Tem unidades em Chapecó (SC) – sede da instituição, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) , Cerro Largo e Erechim (RS). As graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional – visando o desenvolvimento regional integrado, pela valorização e superação da matriz produtiva – e estão em consonância com a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).