Novos conselheiros tutelares tomam posse em Mafra

Cinco novos conselheiros tutelares, eleitos para o quadriênio 2024/2028, foram empossados nesta quarta-feira, 10, no gabinete do prefeito

Na manhã desta quarta-feira, 10, aconteceu a posse dos novos Conselheiros Tutelares de Mafra. Foram eleitos e terão mandato de quatro anos: Fabio Rodrigues, Juliana Bueno da Silva Prestes, Andrea Paulino, Vanessa Zamaro Batista Sigrist e Edinara Teresinha Witt Nadolny.

Posse

Na sede administrativa da Prefeitura de Mafra, os conselheiros foram nomeados e empossados pelo Chefe do Poder Executivo Municipal, Emerson Maas e pela Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Danielle Kondlatsch. Ela explicou que o Conselho Tutelar de Mafra é um órgão municipal de caráter permanente e autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, conforme previsto na Lei Federal n°8.069/1990 (Estatuto da Criança e do a Adolescente – ECA), e integrante da Administração Pública Municipal, com vinculação orçamentária e administrativa junto a Secretaria Municipal de Administração.

Missão
O prefeito deu as boas-vindas a todos os presentes e disse “ser uma honra empossar os novos conselheiros, que assumem esta função de extrema responsabilidade”. Ele enfatizou a importância “do controle e emocional e de saber diferenciar o que vivem profissionalmente, procurando não afetar sua vida social, uma vez que vivenciarão situações difíceis”. Enfim, desejou sucesso e ratificou a confiança da população depositada a eles por meio do voto. “O Executivo está à disposição de vocês e que tenham coragem e determinação nessa nobre missão que é ser um conselheiro tutelar”, disse Maas.

O afeto foi o sentimento enfatizado pela vice-prefeita Celina Dittrich Vieira. Ela destacou que os conselheiros têm uma função social importantíssima. “Vocês vão lidar com aquilo que é mais caro, que é o afeto. É necessário  muita ponderação junto às famílias. Vão enfrentar situações de violência, de crueldade, de vulnerabilidade. Então, tenham muito tato e muito cuidado durante o exercício da função”, declarou, desejando sucesso e perseverança.

O presidente da Câmara Municipal, Sérgio Luis Severino e o promotor  de Justiça da  1ª Promotoria da Comarca de Mafra, Alício Henrique Hirt, ratificaram as palavras do prefeito e da vice-prefeita. Severino deixou as portas abertas da Câmara para os novos conselheiros. Já o promotor destacou que o conselho tutelar é um colegiado, e o quanto é importante mesclar as ideias daqueles que estão reassumindo o cargo quanto os novos. “Colegiado é um órgão de um sistema de proteção maior. Essa é a linha mestra do trabalho de vocês”, concluiu.

A presidente do CMDCA, declarou que a parceria entre o Executivo e o Conselho é fundamental para o bom desempenho das ações conjuntas e parabenizou os novos conselheiros pela posse na ocasião.

Estiveram presentes ainda os seguintes convidados: Adriano José Marciniak – secretário de administração; Dirceu Alves Rodrigues Filho,  promotor de justiça da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mafra, Bruna Rafaeli de Oliveira e Maike Sheila Tschoecke Steidel, membros do CMDCA e da Comissão Eleitoral.

Por fim, foi lida a ata e aprovada, sendo assinada por todos, encerrando a cerimônia de posse dos novos Conselheiros.