Influenza A (H1N1): Vigilância Sanitária de Mafra vai orientar restaurantes
A Vigilância Sanitária de Mafra recebeu esta semana da Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina, em decorrência da pandemia do vírus Influenza A H1N1 no Estado, a Nota Técnica N° 01/09/DIVS/SES de 14/08/09, destinada aos serviços de alimentação, com recomendações de prevenção à contaminação. A Diretoria solicita que a Vigilância Sanitária Municipal, informe e recomende as adequações dos restaurantes e demais serviços de alimentação ao que diz à nota técnica. De acordo com a Vigilância Sanitária de Mafra, nas vistorias periódicas aos estabelecimentos, serão dadas estas recomendações.
Recomendações – NOTA TÉCNICA N° 01/09/DIVS/SES
Que todos os Restaurantes e demais Serviços de Alimentação do Estado de Santa Catarina:
- 1- Intensifiquem a limpeza e desinfecção das instalações, equipamentos, móveis e utensílios;
- 2- Possibilitem ao consumidor realizar a anti-sepsia das mãos, disponibilizando:
– Lavatórios exclusivos para os clientes na entrada da área de exposição ou consumo dos alimentos preparados, com lavatórios dotados de sabonete líquido inodoro anti-séptico ou sabonete líquido inodoro e álcool gel a 70°, toalhas de papel não reciclado ou outro sistema higiênico e seguro de secagem das mãos e coletor de papel, acionados sem contato manual;
– Ou álcool gel a 70°;
- 3- Instalem nos equipamentos de exposição do alimento preparado, na área para consumo, barreiras de proteção que previnam a contaminação, em decorrência da proximidade ou da ação do consumidor e de outras fontes.
Informações: VISA Mafra – telefone 3642-8708 ou acesse http://www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br/