Merendeiras e profissionais da limpeza da rede municipal de ensino receberam capacitação

• A tônica das palestras versou sobre a saúde física, espiritual, mental e alimentar das (os) profissionais

Na quinta-feira, dia 1 de fevereiro,  merendeiras (os) e profissionais da limpeza (funcionários efetivos e contratados da Orbenk) que atuam nas escolas da rede municipal de ensino participaram na Amplanorte, de um primeiro encontro de abertura das atividades para o ano letivo de 2024. No período da manhã, o trabalho aconteceu com merendeiras (os), coordenado pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Giovana Kundlatsch, e teve como tema “Merendeira, como você está?”

No período, cerca de 80 merendeiras (os) ouviram e participaram de palestras que tiveram como foco o seu bem estar para o ano de trabalho que se inicia. Elas (es) foram recepcionadas (os)  por grupo de alunos do curso Técnico de Enfermagem do Senac, que fizeram a aferição dos sinais vitais de todas (os). Na sequência  foram abordadas os seguintes temas:
– Merendeira como está sua saúde física? – Equipe SENAC;
– Merendeira como está sua vida de fé? – por Werner Franz Degenhardt;
– Merendeira como está sua saúde mental? Como estão seus relacionamentos? – por Ariane Woehl;
– Merendeira você cuida da alimentação dos alunos, mas como está a sua alimentação? – por Maria Eduarda Peters.

*Programa Sonhos*

No período da tarde, foi a vez das (os) cerca de 100 profissionais da limpeza receberem o “1º Treinamento de Postura Profissional”, que ficou a cargo da Orbenk, empresa prestadora de serviço nessa área.

A abertura foi feita pela Secretária de Educação Jamine Emmanuelle Henning que deu as boas vindas a todas (os) e destacou a importância dessas capacitações. Ela externou aos presentes que recebiam a capacitação, o sentimento do Prefeito Emerson Maas, da importância da função que elas (eles) exercem dentro da equipe escolar  para uma boa qualidade na educação. E agradeceu ao “maravilhoso trabalho que fazem, deixando as escolas sempre limpas e preparando a  merenda saborosa para as crianças”.

Na sequência, foi apresentado vídeo institucional da empresa e abordado o tema “Programa Sonhos”, pela Gerente de DHO da Orbenk, Andrea Santos. Os outros temas apresentados foram “Apresentação pessoal, saúde e segurança no trabalho”, por Eder Oliveira, gerente de operações e Andreia Lucas, enfermeira do trabalho. O supervisor  da empresa, Anderson Luiz Heck fez o encerramento do treinamento.