Mafra terá estação meteorológica

A estiagem vivida pela região e que tem afetado diretamente os produtores rurais mafrenses, tornou clara a necessidade de um maior conhecimento, das condições meteorológicas por parte do Município, incluindo o volume de precipitações por regiões. A ausência dessas informações impossibilitou o município de decretar, há alguns meses, situação de emergência em razão da seca, pois os dados fornecidos pela estação meteorológica que atende a região,   referiam-se a realidade de Rio Negrinho, onde existe a estação.

Para tentar sanar o problema, o Prefeito de Mafra Jango Herbst esta buscando implantar uma estação meteorológica que possa registrar com exatidão o índice pluviométrico do município, com registro em separado por regiões, dados a serem obtidos através de pluviógrafos ditribuídos nas comunidades, para serviços de sistemas de informações e monitoramento pluviométrico. Na última semana, Engenheiro Agrônomo, Hamilton Justino Vieira, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia CIRAM- da EPAGRI esteve visitando o Prefeito Jango, acompanhado do Gerente Regional da EPAGRI da região de Mafra, Luiz Fernando G. de Souza, para definir as ações para a implantação da estação local.   Ele dará início à elaboração do projeto e levantamento de custos, e posteriormente agendará reunião com os possíveis parceiros do Município.   Já na próxima semana   será feita a   escolha do local representativo do Município, onde a estação meteorológica deverá ser implantada.

Segundo o Prefeito Jango Herbst, os agricultores e demais produtores que dependem das condições climáticas nas suas atividades poderão contar com mais este benefício.Não ficaremos sem as informações que podem ser fundamentais para o bom desempenho dos vários setores da economia local, afirmou .