Adiada assinatura do protocolo de intenções com Sadia

A data da assinatura do protocolo de intenções entre a Prefeitura de Mafra, Governo do Estado e a empresa Sadia será alterada segundo informações do Prefeito Jango Herbst. Ele explicou que manteve contato telefônico na última segunda-feira com o diretor presidente da Sadia, Gilberto Tomazoni, que anunciou não poder estar em Mafra na data anteriormente prevista, de 8 de abril, em virtude de compromissos internacionais. "O presidente da empresa estará fora do Brasil no dia 4 e por isso não poderá ser realizado o ato oficial para assinatura do protocolo", explicou. A nova data ainda não foi definida, pois dependerá das agendas do Governador Luiz Henrique da Silveira e dos diretores da Sadia.

Os números relacionados ao investimento em Mafra também estão indefinidos. Inicialmente estavam previstos em R$ 600 milhões com geração de cerca de 4 mil empregos. Ao confirmar a decisão por Mafra, a direção da empresa sinalizou com investimentos ainda maiores, sem precisar o montante estimado. Setores ligados à agropecuária de Mafra estão otimistas com as possibilidades de crescimento e geração de renda no campo.

Para o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Mafra, Valdemar Ruthes a vinda de uma empresa desse porte significará ganhos tanto para o meio rural como para a cidade. Apesar de não possuir informações corretas sobre quais os investimentos a serem feitos, destacou como pontos positivos a agregação de valores à produção de grãos do município e da região e a fixação da família  no meio rural. Ele citou que há cerca de 35 anos, dois terços da população mafrense vivia no interior e hoje pode se considerar como apenas 13% moradora na área rural.  Destacou como necessária a preocupação com a qualificação profissional, tanto para os produtores como para os trabalhadores da cidade. "A vinda de uma empresa sólida e conceituada para Mafra vai gerar trabalho e renda onde vive o homem do campo, além de gerar emprego na cidade também", afirmou.