Portal da transparência das contas públicas da Prefeitura de Mafra terá lançamento de contas em tempo real

Os dados referentes ao desempenho da administração municipal podem ser acompanhados pela população ou mesmo pelo Prefeito e Secretários municipais de Mafra desde novembro do ano passado, através do site da Prefeitura http://www.mafra.sc.gov.br/. Mafra, por ser um município com mais de 50 mil habitantes, deve colocar as informações online, conforme preconiza a Lei Complementar nº. 131, de 27 de maio de 2009. "Mafra foi um dos poucos municípios catarinenses que se anteciparam à lei, implantando e já utilizando em 2010 o Sistema Instantâneo de Apoio ao Controle Interno (SIACI)", comentou a Secretária de Fazenda e Planejamento, Crisley Fuchs Valério.

Agilidade

Para dinamizar ainda mais o sistema de transferência de dados contábeis online, a Secretária reuniu-se na tarde da última quarta-feira, 23, com membros das Secretarias Municipais, além de representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar. Durante a reunião, Crisley explicou que todas as informações e lançamentos de licitações e contratos de receitas e despesas deverão estar disponíveis no dia seguinte em que aconteceram. "Essa determinação fará com que estejamos em dia online, facilitando a consulta de dados. Isso, para que até a data prevista em lei, já estejamos praticando rotineiramente". Com essa medida, informações dos setores de contabilidade, tributação, licitações, compras e recursos humanos irão trabalhar com lançamentos nos seus sistemas em tempo real.

Prestação de contas

Para a Secretária Crisley, se antecipar às determinações é uma forma de adaptação ao que pede a lei. "Essa agilidade no processamento de informações auxilia em muito ao próprio prefeito municipal no acompanhamento diário das arrecadações, despesas e dos gastos com saúde, educação e pessoal, por exemplo, além de permitir a adoção de providências para correção imediata de possíveis irregularidades", ressaltou.

A Chefe de Divisão, Administração e Controle Financeiro, Maysa Pimentel Dzus, completa dizendo que "é uma questão de disciplina e hábito. Começando antes, podemos ver o que está sendo feito corretamente, e o que não estiver, teremos tempo de corrigir. Cada Secretaria deve estar ciente de que é uma questão de prestação de contas públicas".

Saiba mais

O Sistema Instantâneo é um instrumento gerencial que recebe diariamente todas as informações dos diversos órgãos e setores da Prefeitura e disponibiliza diversos relatórios para o Controle Interno da unidade. Tem como objetivos a transparência, agilidade, tempestividade, controle e precaução, entre outros. No sistema instantâneo todos os programas se interligam, utilizando um único banco de dados.

Pelo SIACI, a Prefeitura torna disponível para a sociedade, através do site http://www.mafra.sc.gov.br/, link Mafra Transparente, relatórios que contém informações de interesse geral ou coletivo, resguardando, contudo, dados confidenciais de pessoal.