Prefeitura instala coletores de eletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas e inicia campanha de descarte correto dos materiais

Importante campanha relacionada ao meio ambiente teve início na manhã de segunda-feira, dia 25, com a instalação de mais 3 coletores que vão receber eletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas. Eles foram instalados nos supermercados Compre Mais (Centro), Avante (Jardim América) e DaVilla, (Vila Nova). Os novos coletores vão se somar a outros 3, que já estão instalados nos Supermercados MIG (Vila Ivete, Vila Nova e Av. Severiano Maia), para participarem da campanha da Prefeitura para coleta desses materiais.

Os coletores instalados foram adquiridos com recursos oriundos de transações penais que foram perfectibilizadas com o Ministério Público do Estado de Santa Cataria.  A campanha de coleta de eletrônicos, pilhas e lâmpadas está sendo desenvolvida pela Prefeitura de Mafra, como parte do programa “Penso, Logo Destino”, para o descarte adequado dos resíduos. Tem como apoiadores o Instituto do Meio Ambiente – IMA/Mafra, o Ministério Público e os supermercados parceiros, MIG, Avante, DaVilla e Compre Mais. Inicialmente o período da coleta será até o dia 14 de abril, mas os coletores permanecerão instalados por tempo indeterminado, atendendo à novas campanhas.

Correto descarte

A importância do descarte correto de eletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas foi destacado  pelo setor do meio ambiente da Prefeitura e Mafra,  como uma forma de evitar danos à saúde e ao meio ambiente. “Pilhas e baterias são materiais compostos por elementos altamente tóxicos, causadores de danos irreversíveis. Os principais elementos que podem ser encontrados em pilhas e baterias são o chumbo, o mercúrio, o lítio, o zinco e o manganês, que, ao atingirem o solo, mares e lençóis freáticos, contaminam e agridem tanto a saúde da população como do meio ambiente”, explicaram.