Secretarias de Saúde e Educação realizam juntas  ações contra a Dengue

Prevenção será levada às sala de aula para alunos da Educação Infantil por meio de atividades e concurso

No dia 1º de abril professores das escolas municipais irão desenvolver ações preventivas contra dengue com as turmas do 1º ao 5º ano, será o Dia D – Xô Dengue nas Escolas Municipais. Na ocasião, serão apresentadas plantas repelentes naturais, as quais serão plantadas em um vaso para ficar na sala de aula, e assim afastar o mosquito. Para esta atividade, cada aluno deverá levar no dia uma muda de uma das seguintes plantas: manjericão (branco ou roxo), melissa, capim citronela, capim limão, alecrim, andiroba, cravo da índia.

Xô Dengue na escola
Dois personagens do mosquito da Dengue, da Saúde, acompanhados das Agentes de Combate às Endemias (ACES) irão a algumas escolas explicar sobre a importância da prevenção à doença, de forma lúdico-educativa.

Acompanhe o cronograma:

Mosquito 1EscolaHorário
CEM Beija-Flor9 horas e 13h30
CEMMA10 horas e 15 horas
EMEB Mário de Oliveira Goeldner11 horas e 16 horas
Mosquito 2EscolaHorário
EMEB  São Lourenço8 horas
EMEB  Amola Flecha9 horas
EMEB General Osório10 horas e 14 horas
EMEB Campo da Lança15 horas

Vale destacar que a Escola Agrícola Municipal Pref. José Schultz Filho, de Mafra, fará ações nas creches, orientando alunos e equipe escolar sobre prevenção e combate à dengue.

Concurso melhor vídeo
As secretarias estão promovendo um concurso sobre o tema “Xô Dengue nas Escolas Municipais” para os alunos do 1º ao 5º. Que quiser participar deve produzir um vídeo curto, com dois (02) minutos de duração, e como evitar os criadouros e a proliferação do Aedes Aegytpi (mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya). Em seguida, devem enviar para a coordenação da escola via whasApp, até o dia 03 de abril.

Seleção e premiação
Cada escola deve selecionar o melhor vídeo educativo no dia 04 de abril, cujo foco seja a prevenção à dengue. Vale destacar que a escola é responsável pelos critérios de escolha. De acordo com a organização do concurso, 16 alunos serão contemplados e irão receber  certificado de “Agente Mirim da Dengue” e um presente. A premiação será realizada no gabinete do prefeito no dia 05 de abril, às 9 horas.

1. Ação: Dia D – Xô Dengue nas Escolas Municipais
    Data: 1º de abril – visita a escolas municipais conforme cronograma
  2. Concurso de vídeo – “Xô Dengue nas Escolas Municipais
    Público: 1º ao 5º ano
    Regras: produção de vídeo educativo individual, dois minutos de duração, enviar via whatsApp para coordenação da escola até dia 03 de abril
    Seleção: nas escolas no dia 04 de abril
    Premiação: dia 05 de abril às 9 horas, no Gabinete do Prefeito.